sexta-feira, 30 de abril de 2010

Desmatamento cai 42% na Amazônia Legal e é o menor desde 1988

De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nesta quinta-feira (29), a área desmatada em toda a Amazônia Legal, entre agosto de 2008 e julho de 2009, foi de 7.464 km². Segundo o INPE, essa é maior queda no índice total registrado desde o início do monitoramento sistemático da Amazônia, em 1988.

Segundo a entidade, o número representa uma queda de 42% no desflorestamento em relação ao mesmo período de 2007-2008.

A medição foi feita pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal, com base em 400 imagens dos satélites LANDSAT, CBERS e DMC.
A queda tem sido registrada desde 2004.

PS.: A Marina é candidata de que mesmo???

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Lula é eleito o líder mais influente do mundo pela Time

O Presidente Lula foi eleito nesta quinta-feira (29) pela revista americana "Time" como o líder mais influente do mundo. Lula encabeça o ranking de 25 nomes e é seguido por J.T Wang, presidente da empresa de computadores pessoais Acer, o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o presidente americano Barack Obama e Ron Bloom, assessor sênior do secretário do Tesouro dos Estados Unidos.

No perfil escrito pelo cineasta Michael Moore, o programa Fome Zero  é citado como destaque no governo do PT como uma das conquistas para levar o Brasil ao “primeiro mundo”. A história de vida de Lula também é ressaltada por Moore, que chama o presidente Lula de “verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina”.

A revista lembra quando Lula, aos 25 anos, perdeu sua primeira esposa Maria grávida de oito meses pelo fato dos dois não terem acesso a um plano de saúde decente. Ironizando, Moore dá um recado aos bilionários do mundo: “deixem os povos terem bons cuidados de saúde e eles causarão muito menos problemas para vocês”.

A lista mostra os 100 nomes de pessoas mais influentes do mundo em diversas áreas –líderes da esfera pública e privada, heróis, artistas, entre outros.

Entre os líderes em destaque também estão a ex- governadora do Alasca e ex-candidata republicana à Vice-Presidência, Sarah Palin; o diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn; os primeiros-ministros japonês e palestino, Yukio Hatoyama e Salam Fayyad, e o chefe do Governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Outras homenagens

Lula já havia recebido outras homenagens de jornais e revistas importantes no cenário internacional. Em 2009, foi escolhido pelo jornal britânico "Financial Times" como uma das 50 personalidades que moldaram a última década.

Também foi eleito o "homem do ano 2009" pelo jornal francês 'Le Monde', na primeira vez que o veículo decide conferir a honraria a uma personalidade. No mesmo ano, o jornal espanhol 'El País' escolheu Lula o personagem do ano. Na ocasião, Zapatero redigiu o artigo de apresentação do Presidente e disse que Lula 'surpreende' o mundo.

Veja abaixo a lista dos 10 líderes mais influentes da Time

1 -  Luiz Inácio Lula da Silva
2 - J.T. Wang
3 - Admiral Mike Mullen
4 - Barack Obama
5 - Ron Bloom
6 - Yukio Hatoyama
7 - Dominique Strauss-Kahn
8 - Nancy Pelosi
9 - Sarah Palin
10 - Salam Fayyad

(Confira a lista completa no site da revista)

Veja o perfil de Lula, escrito pelo cineasta Michael Moore (em inglês)- Tradução em português no Blog do Planalto.

* Fonte: Reuters

quarta-feira, 28 de abril de 2010

CUT convoca para ato de festa e de luta no 1º de maio

Central e entidades filiadas farão grande manifestação em homenagem ao Dia do Trabalhador, neste sábado, 1º de maio, no Aterro do Flamengo. Concentração às 9h, em frente ao Bar Belmont (próximo à Rua Paissandu).

Em seguida, às 10h, sai uma passeata em direção à Rua Dois de Dezembro, onde acontece o ato político-sindical e as apresentações de blocos carnavalescos de comunidades próximas.

Também faz parte da programação a exibição de grupos de teatro, capoeira e dança no local onde serão montadas as barracas dos sindicatos e as tendas temáticas, tais como as das campanhas pelas 40 horas semanais e o petróleo tem que ser nosso.

A direção da CUT-RJ apela a todas as entidades cutistas para que mobilizem suas bases para o evento. O desafio é a realização de um ato representativo, de classe e de massa, à altura da história de lutas da classe trabalhadora.

Marcello Rodrigues Azevedo - Secretário Relações Trabalho CUT-RJ
Darby de Lemos Igayara - Presidente CUT-RJ

terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas - Artigo CUT

Do site da CUT


Em 27 de Abril celebramos o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Para a CUT, esta data é uma oportunidade para refletirmos sobre as condições de trabalho desta categoria, além de reafirmar o nosso compromisso com a luta pelos direitos de milhões de trabalhadoras.
 
Ser mulher trabalhadora em uma sociedade que discrimina o trabalho realizado pelas mulheres, ainda que na mesma função de homens, não é fácil. Imaginem quando esta mulher é trabalhadora doméstica. A situação piora consideravelmente. Trata-se de um trabalho extremamente desvalorizado social e economicamente, sem garantia de direitos trabalhistas definidos em lei para todas as demais categorias, caracterizado pela informalidade, desproteção social, longas jornadas de trabalho e remuneração abaixo da média nacional. Além da constante exposição à violência doméstica, assédio moral e sexual.   
 
A desvalorização deste trabalho está fortemente marcada pelas relações sociais de classe, gênero e raça. Isto porque o trabalho doméstico, gratuito ou remunerado, é freqüentemente considerado como “não trabalho”, como uma “tarefa feminina natural” (mais de 95% são mulheres), e a grande proporção de mulheres negras (cerca de 61% no Brasil) deixa evidente sua indissocialização da escravidão.
 
Os dados revelam e comprovam esta dura realidade.  Ainda que seja difícil estimar o número exato, devido à elevada informalidade, pode-se afirmar que aproximadamente 14 milhões de mulheres na América Latina são trabalhadoras domésticas remuneradas, o que representa 14% do total de ocupadas. O Brasil tem níveis acima da média da região, elas são aproximadamente 18% do total de mulheres ocupadas (6,6 milhões), ficando atrás somente do Paraguai (21%), mas bem a frente do Peru (7%) e da Venezuela (5%).
 
Outro indicador de desigualdade e desvalorização do trabalho doméstico é o rendimento. O rendimento mensal das trabalhadoras domésticas corresponde a menos da metade do que o auferido pelas outras categorias (apenas 40,2%). E a desigualdades de gênero e raça também se fazem presentes neste ponto. No trabalho doméstico as mulheres recebem em média 71% do que os homens, e a remuneração de uma empregada doméstica negra é ainda menor comparada às brancas.
 
Com relação à formalização deste trabalho, é possível observar que em uma década (1998-2008), o movimento de formalização do mercado de trabalho não se refletiu para as trabalhadoras domésticas. Se para os demais setores evoluiu de 56,7% para 61,9%, no trabalho doméstico teve um aumento insignificante, de 23,4% para 25,8%. Entre as negras, o nível ainda é de 25,2%, enquanto que dentre as brancas, 30,5%. Já no conjunto dos homens, 41% têm carteira de trabalho assinada.
 
Cada um destes pontos aqui levantado, por si só, requerem uma forte fiscalização e organização sindical para transformá-los, porém, este é mais um dos desafios encontrados por esta categoria. Devido a este trabalho ser realizado no interior de um domicílio, de maneira isolada em relação a outras trabalhadoras, as dificuldades de organização e de fiscalização do trabalho são imensas. E, além disto, as organizações existentes muitas vezes se deparam com limitações de atuação também por terem recursos escassos.
 
Diante deste quadro, coloca-se como desafio para o conjunto do movimento sindical elaborar propostas de organização e financiamento que inclua instrumentos para o fortalecimento das organizações de trabalhadoras domésticas.
 
Em junho deste ano acontecerá a 99ª Conferencia Internacional do Trabalho da OIT, que tratará desta questão.  O trabalho decente como eixo prioritário para avanços nas relações de trabalho precisa incluir na sua dimensão (proteção, liberdade de organização e de negociação) o trabalho doméstico. A CUT, em conjunto com as trabalhadoras domésticas, irá desenvolver esforços para que a CIT resulte na construção de uma Convenção Internacional complementada por uma Recomendação que garanta às trabalhadoras domésticas tratamento isonômico aos demais trabalhadores/as.
 
No âmbito nacional, a luta por esta isonomia passa pela alteração do artigo 7º da Constituição Federal, para que haja equiparação dos direitos das domésticas com os demais trabalhadores brasileiros.
 
Portanto, neste Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, além de cumprimentá-las pelo trabalho que exercem fundamental para toda sociedade, trazemos a importância da valorização e regulação deste trabalho e do respeito a estas trabalhadoras, que cotidianamente possibilitam com sua atividade que milhões de outras mulheres e homens estejam no mercado de trabalho.
 
A luta pela extensão de direitos do conjunto dos trabalhadores a essas trabalhadoras é nosso compromisso, que reafirmamos neste Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica!

 
Rosane Silva – Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora
Denise Motta Dau – Secretária Nacional de Relações de Trabalho
Maria Julia Reis Nogueira – Secretária Nacional de Combate a Discriminação Racial
Valeir Ertle - Diretor Executivo

Fotos do encontro do PT estadual com a Dilma

Seguem as fotos tiradas no Encontro Estadual do último domingo, na quadra da Portela (Texto abaixo). 
As fotos não têm qualidade muito boa porque foram tiradas por um companheiro que se formou em Jornalismo e não fotografia. 
Delegados e delegadas chegam ao encontro estadual.

 
Faixa de apoio do Sind. dos Garçons à candidatura Dilma.

 
Teresópolis presente!

A quadra da Portela estava lotada,

 
Dilma ao lado do pres. estadual do PT Luiz Sérgio, da companheira Benedita e do pré-candidato ao Senado Lindberg Farias.

Discurso da Dilma (o fotógrafo promete que da próxima vez fica mais perto).

 
A mídia burguesa fala mal, mas cerca ela. 

Tentativa de foto conceitual.

* Fotos: Rodrigo Mathias

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dilma participa de Encontro Estadual do PT do Rio de Janeiro

* Por Rodrigo Mathias, com Dilma na Web
 
Os oito anos do governo Lula trouxeram de volta a “esperança ao povo brasileiro”, disse a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, durante encontro estadual do partido ontem (25), na quadra da Portela, em Madureira, Rio de Janeiro. No evento, foi apresentada a pré-candidatura do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, ao Senado.

“O que ele [o governo Lula] deu foi essa imensa esperança que tenho orgulho de representar. Tinham relegado esse povo para uma situação de desesperança”, discursou Dilma para mais de 5 mil pessoas que lotavam a quadra da Escola de Samba. Ela foi recebida com uma paródia da música "Deixa a vida me levar", de Zeca Pagodinho. O auditório cantava "deixa Dilma me levar, dilma leva eu".

Para ela, foi importante a geração recorde de emprego no país durante a gestão petista, quando foram criados mais de 12 milhões de postos formais de trabalho. “Vamos ter um governo que mais gerou empregos no país. Vamos acabar com a era do bico, a época em que as pessoas precisavam fazer um bico para alimentar a família”, salientou.

Dilma voltou dizer que, nos próximos dez anos, o Brasil tem condições de dar fim à miséria e que, agora, há condições econômicas e sociais para os brasileiros terem uma melhoria de vida. “Os primeiros passos o presidente Lula deu quando tirou milhões de brasileiros da miséria e outros foram para classe média. Subir na vida era uma coisa que estava proibida na sociedade brasileira.”

A pré-candidata reforçou a importância das empresas estatais na época da crise internacional. ”Mostramos que empresas estatais valorizadas são capazes de ajudar no desenvolvimento do país. Tem uma história ótima do Banco do Brasil. Quando veio a crise só o Banco do Brasil investiu. Quando investiu na crise foi o que mais lucrou. Estamos mostrando que a empresas estatais são armas poderosas em tempos de crise”, disse.

Teresópolis no Encontro Estadual

Os companheiros e companheiras do PT de Teresópolis também marcaram presença no evento. Além deste companheiro jornalista que vos escreve, encontrei por lá dois de nossos pré-candidatos a dep estadual: A companheira Erika Marra e o vereador Cleyton Valentim.

Quem souber de mais companheiros e companheiras de teresópolis que estiveram lá mande mensagem para o nosso blog.

Mais tarde vou colocar as fotos que tirei no evento.


* Rodrigo Mathias é jornalista e Secretário de Comunicação do PT de Teresópolis

terça-feira, 20 de abril de 2010

Blog oficial da Dilma já está no ar

Por Rodrigo Mathias*

O Blog oficial da companheira Dilma foi colocado no ar ontem, às 15h. O lançamento desta ferramenta foi uma pequena demonstração de como o papel da internet será importante nestas eleições.

O evento foi transmitido ao vivo pelo blog com uma qualidade de imagem tão boa quanto a transmitida pela TV (pelo menos para quem tem banda larga).
Nossa pré-candidata respondeu a perguntas de vários blogueiros de todo o país, falou de sua história, dos avanços do país no governo Lula e do programa de governo que apresentará para a sociedade a partir de julho. 

Segundo a ex-ministra, a intenção da equipe de campanha é fazer pelo menos uma transmissão desta por semana. A exemplo da campanha do Obama para a presidência dos EUA, o PT pretende usar a internet como um contraponto a mídia privada, que já se demonstra claramente favorável ao pré-candidato tucano.

Por isso, cresce ainda mais a importância da militância petista como disseminadora de informação. Vamos repassar a todos nossos conhecidos e familiares o endereço do Blog da Dilma para multiplicar esta rede de comunicação. É importante também que cada militante assuma um compromisso pessoal de manter-se sempre informado a respeito do nosso programa para poder fazer o bom debate nas ruas.

A era do monopólio da informação pode estar chegando ao fim. Já temos as ferramentas para combater a manipulação da chamada "grande imprensa" brasileira. É hora de começarmos a usá-las.

Blogueiros de todo o país, uni-vos!

O endereço do Blog da Dilma é http://www.dilmanaweb.com.br/ 

* Rodrigo Mathias é jornalista e Secretário de Comunicação do PT de Teresópolis.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Campanha virtual petista

Companheir@s

Nesta segunda-feira, 19, às 15 horas, a Dilma Rousseff lançará o seu blog pessoal e seu perfil pessoal nas redes sociais Orkut e Facebook.

Dilma divulgará o endereço de seu blog via o seu twitter e identi.ca pessoal @dilmabr, 40 minutos antes. Fiquem atentos!

Sugerimos e convidamos vocês a realizarem a cobertura em tempo real da atividade em seus blogues, twitter's e em suas redes sociais.

Lembrando que o evento será transmitido ao vivo no próprio blog pessoal de Dilma.

Acompanhe a transmissão em tempo real pelo seu computador e faça uma boa cobertura.
Use as hashtag #dilmanaweb e #dilma em todos os posts.

Os conteúdos postados por vocês farão a diferença!!

sábado, 17 de abril de 2010

O Rio, o pré-sal e o futuro do nosso país

Por Robson Leite *
(Originalmente publicado no Jornal do Brasil de 13/04/10)
Com a descoberta de petróleo na camada pré-sal, abriu-se um novo período de debates sobre a exploração estratégica desta riqueza nacional. Em pouco mais de um ano, o país foi do otimismo ufanista da descoberta à disputa pelos recursos oriundos dos royalties, resultando na irresponsável emenda do deputado Ibsen Pinheiro.

O advento do pré-sal nos trás muitas possibilidades e deve ser aproveitado para o desenvolvimento nacional da melhor maneira possível, destinando o produto do seu lucro ao investimento em educação e em políticas sociais inclusivas.

Neste sentido, uma questão fundamental para que os recursos do pré-sal tenham melhor aproveitamento é a utilização do sistema de partilha, ao invés do sistema de concessão, em vigor até os dias atuais. No sistema de partilha, o óleo retirado deixa de ser da empresa concessionária e passa a pertencer à União. Assim, fica garantido que, mesmo quando a Petrobras não for a responsável pela exploração do óleo, os recursos cumpram o objetivo previsto de garantir o desenvolvimento do país através de quem tem a função de promovê-lo: o estado.

Na mesma lógica, o fortalecimento da Petrobras é estrategicamente importante para garantir vantagens competitivas na atuação nacional e internacional da empresa, privilegiando o desenvolvimento do país. A Petrobras foi designada com exclusividade para ser a operadora do pré-sal, por possuir grande conhecimento a respeito das bacias sedimentares brasileiras e por ser a maior empresa do mundo em exploração de petróleo em águas profundas, apresentando as melhores condições estruturais para uma empreitada de tal porte.

Para administrar os contratos de exploração do pré-sal, será criada a Petrosal – uma empresa estatal enxuta em termos de recursos humanos e com a missão estratégica de ser “os olhos” da União no gerenciamento da exploração dessa importante riqueza – que contará com os melhores técnicos nesse tema e que forem aprovados em concurso público. Ou seja, de forma republicana e transparente.

O Fundo Social proposto pelo governo federal cumprirá uma função histórica, pois é a garantia de que os recursos sejam mais bem aproveitados socialmente, possibilitando um maior desenvolvimento econômico e social do país e impedindo, assim, que se prolifere o que se convencionou chamar de “maldição do petróleo” – a manutenção de baixos Índices de Desenvolvimento Humano nos municípios produtores. Não podemos esquecer também que os recursos provenientes desta riqueza devem ser destinados, em parte, para reparar o impacto socioambiental atual e futuro da atividade nestes municípios.

Também há um aspecto importantíssimo nesse debate que o Congresso Nacional, infelizmente, deixou de lado: a enorme perda de arrecadação que o estado do Rio de Janeiro tem com o ICMS do petróleo. Esse imposto funciona de forma diferente para o petróleo: é cobrado apenas no destino deixando o estado produtor à míngua. Os royalties também funcionam como uma espécie de “compensação tributária” para essa perda. Se os royalties vão mudar, por que não mudar também a forma de cobrança do ICMS do petróleo?

Além de ignorar estes aspectos, a emenda Ibsen não leva em consideração o impacto da perda destes recursos para as contas dos municípios produtores. A manutenção desta emenda representaria um enorme rombo e colocaria o estado do Rio de Janeiro em situação de quase insolvência.

Ao contrário das verbas do pré-sal, que seriam novos recursos, os estados e municípios produtores contam com o dinheiro da divisão dos royalties do petróleo explorado atualmente para arcar com seus compromissos. Por isso, a população do Rio de Janeiro foi para as ruas reivindicar corretamente que esta emenda seja barrada.

Mesmo que haja falhas e falta de transparência na aplicação destes recursos, a sua má utilização por alguns municípios não pode servir de desculpa para o assalto aos cofres públicos do estado. A verdadeira discussão que devemos promover é acerca do que deve ser feito com os recursos advindos dos royalties e como a sociedade pode intervir na decisão sobre sua alocação.

Precisamos debater uma legislação específica que delimite a utilização desta verba para áreas como educação, ciência e tecnologia e políticas sociais, visando ao desenvolvimento futuro e à melhoria da qualidade de vida da população. Se é verdade que muitos municípios produtores de petróleo utilizam de forma irresponsável estes recursos, também é certo que podemos aumentar o controle social sobre o dinheiro dos royalties através de medidas simples, como a implantação de comitês gestores e a vinculação de novos repasses à uma prestação de contas detalhada.

Outra forma eficiente de controle social é a implantação de programas de orçamento participativo – forma de gestão orçamentária democrática, onde a população tem voz ativa no processo de alocação dos recursos públicos – nestes municípios. O orçamento participativo tem o potencial de aumentar a transparência com os gastos públicos e melhorar sua alocação, já que a população raramente aceita que o dinheiro público seja gasto de forma eleitoreira. Em nosso estado, esta experiência já é adotada pelas prefeituras de Teresópolis e Rio das Ostras, e seu uso deveria ser estimulado em outros municípios.

A situação de Rio das Ostras é um exemplo de como esta pode ser uma solução interessante para o problema. Apesar da timidez do processo de participação popular atualmente em curso na cidade, é possível acompanhar uma evolução na qualidade dos gastos públicos a médio e longo prazo. Afinal, este é um município que ficou famoso por gastar rios de dinheiro em luxuosas – e ao mesmo tempo lamentáveis – empreitadas, como a colocação de porcelanato no calçamento da orla, e atualmente é considerado um dos que gastam melhor o dinheiro de royalties do petróleo, tendo aumentado sensivelmente os aportes de recursos em saneamento básico e educação, seguindo a escolha popular.

* Robson Leite é professor universitário, petroleiro, educador popular, escritor e autor do livro "Fé e Política se Misturam? Uma reflexão necessária". E-mail: feepolitica@terra.com.br

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dilma empatou com o Serra


Do site: www.pt.org.br 

Pesquisa do Instituto Sensus divulgada nesta terça-feira (13) indica empate técnico entre os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na sucessão presidencial de outubro. A sondagem, encomendada e divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo (Sintrapav), mostra Serra com 32,7 % das intenções de voto e Dilma, com 32,4 %. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 %.

O deputado Ciro Gomes (PSB) aparece com 10,1 % e a senadora Marina Silva (PV), com 8,1 %. No cenário sem Ciro Gomes, Serra fica com 36,8 %, Dilma com 34,0 % e Marina, com 10,6 %. Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre 5 e 9 de abril em 136 municípios de 24 Estados.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Serra também mostra um empate técnico. O candidato tucano tem 41,7% dos votos válidos, enquanto a candidata petista atrai 39,7% dos eleitores consultados, dentro da margem de erro. Os votos brancos e nulos chegam a 10,1% e 8,5% das pessoas ouvidas não responderam.

Dilma lidera pesquisa espontânea

O Sensus também realizou a pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado. Dilma, então, aparece em primeiro lugar, com 16%. O presidente Lula, que não será candidato nas próximas eleições, tem 15,3%. Serra aparece em terceiro com 13,6%. Marina tem 2,5% e Ciro, 1,6%.

O levantamento analisou ainda a rejeição dos candidatos e a capacidade de transferência de votos de Lula e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Marina Silva é a que tem maior taxa de rejeição: 30,7% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum dela. A taxa de rejeição de Serra é de 28,1%, a de Ciro, de 27,9% e a de Dilma, de 26,3%.

Já Lula é o que tem maior capacidade de transferir votos: 24,7% dos eleitores afirmaram que o candidato do Lula é o único no qual votaria, enquanto 36,9% dizem que poderiam votar nele. Já para Fernando Henrique, esses percentuais são, respectivamente, de 5,1% e 23,3%. Outros 19,3% disseram que não votariam no candidato de Lula, enquanto 49,9% não votariam no candidato de FHC.

Cresce avaliação positiva do governo

Ainda segundo o levantamento realizado pelo Instituto Sensus, a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de 72,8%. O governo Lula é ótimo para 27,2% e bom para 45,6% dos eleitores. Outros 20,2% consideram o governo regular, enquanto 2,6% o avaliam como ruim e 3,3% como péssimo. Não souberam ou não quiseram responder 1,2% dos eleitores. Na última pesquisa Sensus que avaliou o governo Lula, ele aparecia com aprovação de 71,4%.

Oposição sem projeto

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, disse que não é hora de subir no salto alto e que só comemora o resultado de eleição. “Eu não comemoro pesquisa. Eu acho que eles vão ficar empatados até o começo da campanha, no meio do ano”, afirmou.

Para Dutra, as críticas da oposição sobre o desempenho da ministra na pré-campanha se revelaram factóides. Na semana passada, durante viagem de Dilma a Minas Gerais , lideranças do PSDB, DEM e PPS disseram que ela “escorregou” ao sugerir uma parceria com o governador do Estado, Antonio Anastasia. “Só mostra como eles criam factóides. Eles estão sem discurso, sem projeto”, reagiu.
Para o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), a ministra Dilma vem crescendo de forma consistente nas pesquisas porque, dos candidatos colocados, "é a única que pode consolidar e aprofundar as conquistas sociais, políticas e econômicas do governo Lula".

O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), avaliou que o resultado da pesquisa confirma o crescente conhecimento pela população de quem é a ex-ministra Dilma Rousseff. "A nossa expectativa é do crescente reconhecimento de que ela é a continuidade do governo do presidente Lula. É a figura que, de fato, tem condições de dar prosseguimento à obra de desenvolvimento, crescimento, geração de renda e progresso para o nosso país", disse.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Nota de Pesar

O Partido dos Trabalhadores vem a público manifestar seu pesar diante do falecimento do advogado José Carlos Souza.

Souza foi um dos fundadores do PT em nossa cidade e presidente do partido por três mandatos.

Durante a campanha do prefeito Jorge Mario teve uma atuação destacada, sendo um dos maiores articuladores de sua eleição. Participou intensamente da vida política do município, como Vereador e Secretário Municipal.

Apesar de não se encontrar nos quadros do nosso partido há alguns anos - atualmente militava no PPS - fica aqui a singela homenagem a um companheiro que teve grande destaque na história do PT em Teresópolis. 

terça-feira, 13 de abril de 2010

22 dias de mobilização pelo voto aos 16 anos


Nos próximos 22 dias a Juventude do PT estará mobilizada para que os jovens que já têm, ou irão completar 16 anos até o dia 03 de outubro, tirem o seu título de eleitor e votem nestas eleições.

O prazo para o alistamento eleitoral termina no dia 05 de maio, e para tirar o título o jovem deve comparecer até o cartório eleitoral mais próximo da sua residência, munido de documento de identidade e comprovante de residência. Os trâmites podem ser adiantados através do Título Net, no site do TSE (http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm).

As escolhas da juventude mudam a história
Com esta campanha a Juventude do PT convoca os jovens brasileiros a participar da política e fazer parte da construção deste novo país que tem sido fruto do governo Lula.

A JPT irá realizar durante estes dias diversas atividades. A Internet em particular, será um importante espaço de mobilização, confira abaixo as ações:

Página Especial – No Portal da JPT, na página www.jpt.org.br/votoaos16, estará o hot site da campanha. Nele será possível baixar as artes, o jingle e assistir os vídeos.

Twitter – No microblog, estaremos mobilizando com a tag #votoaos16. Através dela estamos convidando os jovens a falarem da importância do primeiro voto, da participação política e como as escolhas da juventude mudam a história. O perfil da Juventude do PT no Twitter é www.twitter.com/JPT13.

You Tube – Através do site de vídeos, estamos convocando a militância a falar em 30 segundos sobre o primeiro voto e como a eleição deste ano é importante para que o Brasil continue mudando. É só gravar, subir para o You Tube e enviar o link para o e-mail portaljpt@gmail.com, os vídeos serão divulgados na página especial da campanha no Portal da JPT.

I Seminário de Mulheres Jovens

A JPT do Rio de Janeiro, em parceria com Secretaria Estadual de Mulheres do
PT, realizará nos dias 17 e 18 de abril o I Seminário Estadual de Mulheres Jovens do PT - construindo o feminismo.

O encontro, que será em Teresópolis, é resultado dos Seminários Nacionais de Mulheres Jovens do PT e tem como objetivo iniciar um processo de formação e de consolidação do debate feminista no interior do partido.

Estão sendo oferecidas 40 vagas. Alimentação e transporte serão garantidos pela organização do encontro.

Peça sua ficha de inscrição pelo email seminariomulheresjptrj@gmail.com.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

sexta-feira, 9 de abril de 2010

1º Diálogos com a Sociedade atrai 160 pessoas

por Rodrigo Mathias


Cerca de 160 pessoas estiveram presentes na palestra do ex-governador do Rio Grande do Sul, o companheiro Olívio Dutra,  sobre Orçamento Público e Participação Popular, na última quarta-feira, no CEAC. 

A palestra foi a primeira da série “Diálogos com a Sociedade”,  promovida pela nova direção do PT de Teresópolis. A série trará um convidado diferente por mês, para debater com a sociedade políticas públicas que ampliem a democracia e a justiça social na cidade.

Olívio veio a Teresópolis, atendendo a nosso convite, para contribuir com o processo de participação popular atualmente em curso na cidade. O ex-governador foi o primeiro prefeito a implantar o Orçamento Participativo, em 1989, durante sua administração na cidade de Porto Alegre.

Durante sua intervenção, Olivio conclamou a sociedade teresopolitana a participar das reuniões do OP, por ser este um instrumento importante para a democratização da sociedade:

“Não podemos achar que somos cidadãos apenas de quatro em quatro anos. É importante votarmos em bons representantes para o legislativo e para o executivo, mas uma verdadeira democracia só é possível quando existe uma participação popular direta e ativa”, afirmou.

Durante cerca de uma hora, o ex-governador deu uma aula para a platéia sobre governança popular e democrática. Olívio aproveitou para dar algumas dicas para a Prefeitura sobre como conduzir este processo:

“Em nossa experiência à frente da administração de Porto Alegre percebemos que é importante que todo o governo e todos os técnicos da prefeitura estejam comprometidos com o OP. O ideal em qualquer sociedade é que possamos aliar o conhecimento do corpo técnico com as verdadeiras necessidades da sociedade, expressas pela população durante as reuniões”, sentenciou, parabenizando o prefeito Jorge Mario pela iniciativa de implantar o OP na cidade.

Jorge Mario agradeceu a cortesia ressaltanto o exemplo de homem público que Olivio Dutra sempre foi. O Prefeito aproveitou para contar uma conhecida história a respeito do convidado:

“Além da retidão e compromisso com a democracia que sempre demonstrou, Olivio deu um exemplo  de humildade ao retornar para o trabalho no Banco do Rio Grande do Sul um dia depois de deixar de ser prefeito de Porto Alegre, mostrando para a população que era um cidadão como qualquer outro. É muito importante para o nosso país a existência de políticos como este”, contou.     
 
Já o presidente do PT de Teresópolis, Ary Moraes, frisou a importância de um evento como este para a sociedade teresopolitana, afirmando que o partido queria inaugurar uma nova época na vida política do município:

“Sabemos que nossa cidade não tem uma tradição muito grande de debate e participação popular, mas pensamos que isso pode e deve mudar. Este diálogo que estamos promovendo com a população de teresópolis é muito importante para que possamos por em prática o projeto de mudança que propusemos para a Teresópolis”.

Fique atento para o próximo Diálogo com a Sociedade!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Teresópolis será sede da 2ª Conferência de Economia Solidária da Região Serranan

Neste sábado acontecerá a 2ª Conferencia de Economia Solidária da Região Serrana. 

O evento acontecerá na Escola Municipal Lino Oroña, a partir das 8h30. 

A presença dos militantes do PT é muito importante para que possamos eleger o maior número de delegados possível para a etapa estadual e nacional.

Mais informações no email  segundaconres@hotmail.com

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Olívio Dutra estréia a série "Diálogos com a Sociedade"

por Rodrigo Mathias

Na próxima quarta-feira (7), o ex-prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra estará em Teresópolis para dar a primeira palestra da série "Diálogos com a Sociedade", promovido pela Direção Municipal do PT. O objetivo desta série de palestras é o de criar um espaço de debate na sociedade teresopolitanta sobre politicas públicas que ampliem a democracia e a justiça social. 

Em sua intervenção, Olivio Dutra falará a respeiro da participação popular na confecção do Orçamento Público.A escolha do ex-prefeito de Porto Alegre não poderia ser mais correta, visto que sua gestão à frente da administração da capital gaúcha (1989-1993) é reconhecida nacional e internacionalmente como um modelo de democracia e participação popular, tendo sido o primeiro prefeito a implantar o Orçamento Participativo.

A experiência do OP de Porto Alegre serve de referência até os dias atuais para as centenas de cidades do Brasil e do mundo que implantaram o OP, incluindo Teresópolis.

Além de ter sido Prefeito de Porto Alegre, Dutra também foi Governador do Rio Grande do Sul, onde implantou o primeiro OP estadual, Deputado Federal e Ministro das Cidades.  

A palestra intitulada “Orçamento Público e Participação Popular” acontecerá no dia 7 de abril, às 19h, no auditório do CEAC, na Praça Santa Tereza. Este evento é organizado pelo Partido dos Trabalhadores, mas será aberto para que toda a sociedade teresopolitana tenha a oportunidade de conhecer um pouco mais esta experiência pioneira. 
* Foto: Divulgação PT Rio Grande do Sul