segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Panfletagem da última sexta é destaque em blog da cidade

O blog do jornalista José Áttico destacou a panfletagem feita pelo PT de Teresópolis na última sexta, na Calçada da Fama.

A panfletagem acontecerá todas as sextas, de 12h às 13h, no mesmo local.

É importante a participação de todos e todas militantes do partido. Participe!

Para ver a notícia no blog do Áttico clique no link. http://www.blogdojoseattico.com.br/detalhe.asp?codigo=1447&canal=Teresopolis

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Inauguração do Comitê Dilma Teresópolis - Terça - 31/08

Compas,

Na próxima terça-feira, dia 31, acontecerá a inauguração do Cmitê de Campanha da Dilma em Teresópolis. É importante que todos e todas compareçam e levem o máximo de companheiros, companheiras e simpatizantes possível.

O comitê fica na Av. Alberto Torres, 1034 - Alto. É na casa onde funcionava a Finland, logo depois do Hosp. São José.

Esparamos todos e todas lá!

Saudações petistas e dilmistas,

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Agenda de mobilizações de campanha desta semana

Todos e todas convocados!

Dia 25 (Quarta)

15h – Panfletagem em frente à fábrica de bebidas Comary – Meudon

Dia 26 (Quinta)

18h – Panfletagem em frente ao Colégio Edmundo Bittencourt


Dia 27 (Sexta)

12h - Panfletagem Calçada da Fama

Dia 28 (Sábado)

16h – Caminhada e panfletagem na praça do Tiro de Guerra – Bairro de São Pedro

Dia 29 (Domingo)

9h – Encontro de Negros e Negras do PT e Fundação do Setorial Negro/a do
PT Teresópolis

15h - Panfletagem na Feirinha do Alto

Dia 30 (Segunda)

16h - Panfletagem na Rodoviária

terça-feira, 24 de agosto de 2010

1º Encontro de Negro e Negras do PT de Teresópolis

CNT/Sensus: Dilma continua subindo e abre 18 pontos de vantagem sobre Serra


- Essa vantagem tem que servir para nos motivar ainda mais na militância, não podemos achar que a luta está ganha -

Pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã desta terça-feira (24) mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abriu 18 pontos de vantagem sobre José Serra (PSDB) e venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje, com 55% dos votos válidos.
Segundo o levantamento, Dilma tem 46% das intenções de voto, contra 28,1% de Serra e 8,1% de Marina Silva (PV). Votos em branco, nulos e indecisos somam 16,8 %. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Na última pesquisa, a ex-ministra da Casa Civil liderava com 41,6%, Serra aparecia com 31,6% e Marina registrava 8,5%. Votos em branco, nulo e indecisos representavam 14,3%.
A 103ª edição da pesquisa fez uma simulação de segundo turno entre a candidata petista e o tucano. Nela, Dilma aparece com 52,9%, contra 34% do tucano. Dentro desse cenário, brancos, nulos e indecisos chegam a 13,2%.
A pesquisa espontânea – a que os nomes de candidatos não são indicados aos entrevistados - Dilma aparece com 37,2%, contra 21,2% de Serra e 6% de Marina. Brancos, nulos e indecisos representam 30,6%.
Para a 103ª Pesquisa CNT/Sensus, foram entrevistadas 2.000 pessoas, em 136 municípios de 24 Estados, entre os dias 20 e 22 de agosto de 2010. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 24903/2010.
Segundo relatório de cruzamentos divulgado pel CNT em sua página na internet, Dilma vence em todas as faixas etárias, com destaque para os mais jovens (entre 16 e 24 anos), onde ela aparece com mais de 50%.
Na divisão por regiões, Dilma ainda perde no Sul, mas abriu vantagem de 12 pontos no Sudeste. No Nordeste, ela está 42 pontos percentuais na frente do tucano. 
Quanto ao nível de escolaridade, a petista perde apenas entre os que tem nível superior, mas a diferença entre ela e Serra nesas faixa hoje é de menos de 3 pontos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Franklin Martins desmente acusações de Serra sobre censura à imprensa

O Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Franklin Martins, refutou nesta quinta-feira (19) em nota oficial a acusação do candidato a presidente da República, José Serra (PSDB), de que o governo federal cerceia, constrange e censura a imprensa brasileira, considerando-a “grave e descabida, sem qualquer apoio nos fatos”.

Segundo o ministro Franklin, ao dizer que o governo federal censura e persegue a imprensa, o candidato Serra falta com a verdade e contribui para arranhar a imagem internacional do Brasil.
“A imprensa no Brasil é livre. Ela apura – e deixa de apurar – o que quer. Publica – e deixa de publicar – o que deseja. Opina – e deixa de opinar – sobre o que bem entende. Todos os brasileiros sabem disso”, afirmou o ministro.

Leia abaixo a íntegra da nota:

O candidato do PSDB a presidente da República, José Serra, acusou hoje (19/8) o governo federal de cercear, constranger e censurar a imprensa. Trata-se de uma acusação grave e descabida, sem qualquer apoio nos fatos.

A imprensa no Brasil é livre. Ela apura – e deixa de apurar – o que quer. Publica – e deixa de publicar – o que deseja. Opina – e deixa de opinar – sobre o que bem entende. Todos os brasileiros sabem disso. Diariamente lêem jornais, ouvem noticiários de rádio e assistem a telejornais que divulgam críticas, procedentes ou não, ao governo. Jornalistas e veículos de imprensa jamais foram incomodados por qualquer tipo de pressão ou represália.

Para nós, a liberdade de imprensa é sagrada. O Estado Democrático só existe, consolida-se e se fortalece com uma imprensa livre. E, ao garantir a liberdade de imprensa no país, o governo federal sabe que está em perfeita sintonia com toda a sociedade. Ela é uma conquista do povo brasileiro.

Compreendemos que as paixões da campanha eleitoral podem, em determinadas circunstâncias, toldar julgamentos serenos, mesmo naqueles que dizem ter nervos de aço. Mas seria prudente que certos excessos fossem evitados. Ao dizer que o governo federal censura e persegue a imprensa, o candidato Serra não apenas falta com a verdade. Contribui também para arranhar a imagem internacional do Brasil, dando a entender que nossas instituições são frágeis e os valores democráticos, pouco consolidados.

Franklin Martins
Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Panfletagem da campanha da Dilma nesta sexta (dia 20)

Companheiros e Companheiras,

Amanhã faremos nova panfletagem da campanha da Dilma na Calçada da Fama. È muito importante a presença de todos e todas para darmos volume à campanha. Prometemos que não será um ato longo, será apenas de 12h às 13h (para aqueles que trabalahm poderem participar no horário de almoço), no lado da Calçada da Fama que dá para a Pça de Sta Tereza.

O companheiro Lula, com seu governo bem avaliado está fazedno a sua parte.
A companheira Dilma, que ontem estraçalhou o Serra em um debate na internet e está se portando muito bem na campanha também está fazendo a dela.
É hora de nós fazermos a nossa para dar a primeira vitório ao PT em uma eleição presidencial em Teresópolis!

Vista sua camisa vermelha e seu entusiasmo e junte-se a nós neste ato.

Até a vitória!!

Ary Moraes
Presidente do PT de Teresópolis

sábado, 14 de agosto de 2010

Mais Saúde é selecionado entre os melhores programas do mundo

O Banco Mundial (BIRD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) selecionaram os doze melhores trabalhos de monitoramento e avaliação de políticas públicas do mundo. O Programa Mais Saúde, do Ministério da Saúde brasileiro, é um dos selecionados, em função do modelo de acompanhamento de suas metas, destinadas a ampliar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar sua qualidade. Ao todo, foram avaliados 200 trabalhos de diversos países.
Os doze casos selecionados serão apresentados na VI Conferência da Rede de Monitoramento e Avaliação na América Latina e Caribe, que será realizada, no México, entre os dias 25 e 27 deste mês. A apresentação do Mais Saúde será feita pela secretária-executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit.

“Desenvolvemos um novo modelo de gestão para o Ministério da Saúde, e, com base nas principais metodologias, fizemos o mapeamento de processo, alinhamento de estrutura, revisão de competências”, explica Márcia Bassit. A estratégia do plano de gestão, segundo ela, foi estabelecido de acordo com as prioridades do programa Mais Saúde.

O monitoramento do Mais Saúde, com ações estratégicas a serem implantadas até 2011, está sob o comando da SecretariaExecutiva do Ministério, que provém os recursos e cobra resultados das demais áreas. O sistema de controle faz parte do modelo de gestão por resultados, implantado pelo ministro José Gomes Temporão. A partir da definição das metas e ações prioritárias, o Ministério da Saúde instituiu um modelo de verificação para assegurar o melhor resultado do programa. Márcia Bassit ressalta que “não adianta ter um bom planejamento estratégico” se não houver acompanhamento.

O trabalho de monitoramento é fundamental para o bom resultado das políticas públicas. No caso do Ministério da Saúde, é feito o acompanhamento das metas físicas, financeiras e de outros indicadores, de forma a assegurar a boa aplicação do dinheiro público e a qualidade do serviço oferecido à população. O sistema já desperta a atenção de outros órgãos públicos. No dia 11, por exemplo, foi apresentado à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

O trabalho é contínuo e envolve toda a equipe: os dirigentes ficam responsáveis pelas metas e por medir os resultados alcançados. Com a avaliação permanente, o ministro da Saúde pode exigir explicações dos responsáveis, caso a meta não seja atingida, e determinar a realocação de recursos para áreas com maior carência ou readequar as metas e destinação orçamentária.
A VI Conferência da Rede de Monitoramento e Avaliação na América Latina e Caribe é promovida pela Rede de Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas, Banco Mundial (Bird) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é debater os êxitos e dificuldades na institucionalização dos sistemas de monitoramento. Segundo o Banco Mundial, nas conferências anteriores, realizadas em 2005 e 2009, foram apresentados casos que ajudaram a fortalecer o aprendizado e o intercâmbio de experiências entre os países da região.

O Programa Mais Saúde foi lançado pelo ministro José Gomes Temporão em dezembro de 2007. É um plano arrojado e inovador, com foco na qualificação da gestão na área da Saúde, metas e prazos definidos. São 208 ações para o período de 2008 a 2011, com recursos federais da ordem de R$ 86 bilhões.

Entre as metas do Mais Saúde, estão a de levar as unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) para toda a população brasileira até 2011. Outra meta é a liberação, pelo Ministério da Saúde, de recursos para a implantação de 500 unidades de pronto-atendimento (UPAs). O programa também prioriza a integração dos serviços de atenção básica às UPAs e ao SAMU, como forma de organizar a rede assistencial do SUS.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sexta (13) tem Onda Vermelha na Calçada da Fama

Companheiros e companheiras,

Nesta sexta, 13, vamos fazer uma panfletagem da campanha da companheira Dilma na Calçada da Fama Às 12h. é importante que todo o diretório esteja presente para darmos uma boa visibilidade a nossa campanha!

Nos vemos lá.

Saudações petistas e dilmistas,

terça-feira, 10 de agosto de 2010

No novo mapa do mundo, o País está maior

Grande artigo do nosso companheiro, filiado ao PT de Teresópolis, Celso Amorim.

Há sete anos, quando se falava na necessidade de mudanças na geografia econômica mundial ou se dizia que o Brasil e outros países já deveriam desempenhar papel mais relevante na OMC ou integrar de modo permanente o Conselho de Segurança da ONU, muitos reagiam com ceticismo. O mundo e o Brasil têm mudado a uma velocidade acelerada, e algumas supostas "verdades" do passado vão se rendendo à evidências dos fatos. O diferencial de crescimento econômico em relação ao mundo desenvolvido tornou os países em desenvolvimento atores centrais na economia mundial.

A maior capacidade de articulação Sul-Sul - na OMC, no FMI, na ONU e em novas coalizões, como o BRIC - eleva a voz de países antes relegados a uma posição secundária. Quanto mais os países em desenvolvimento falam e cooperam entre si, mais são ouvidos pelos ricos. A recente crise financeira tornou ainda mais patente o fato de que o mundo não pode mais ser governado por um condomínio de poucos.

O Brasil tem procurado, de forma desassombrada, desempenhar seu papel neste novo quadro. Completados sete anos e meio do governo do Presidente Lula, a visão que se tem do País no exterior é outra. Já não precisamos ouvir os líderes mundiais e a imprensa internacional para sabermos que o Brasil tem um peso cada vez maior na discussão dos principais temas da agenda internacional, de mudança do clima a comércio, de finanças a paz e segurança.

Países como Brasil, China, Índia, África do Sul, Turquia e tantos outros trazem uma maneira nova de olhar os problemas do mundo e contribuem para um novo equilíbrio internacional.
No caso do Brasil, essa mudança de percepção deveu-se, em primeiro lugar, à transformação da realidade econômica, social e política do País. Avanços nos mais variados domínios - do equilíbrio macroeconômico ao resgate da dívida social - tornaram o Brasil mais estável e menos injusto. As qualidades pessoais e o envolvimento direto do presidente Lula com temas internacionais ajudaram a alçar o Brasil à condição de interlocutor indispensável nos principais debates da agenda internacional.

Foi nesse contexto que o Brasil desenvolveu uma política externa abrangente e pró-ativa. Construímos coalizões que foram além das alianças e relações tradicionais, as quais tratamos de manter e aprofundar, como no estabelecimento da Parceria Estratégica com a União Europeia ou do Diálogo de Parceria Global com os Estados Unidos.

O crescimento expressivo de nossas exportações para os países em desenvolvimento e a criação de mecanismos de diálogo e concertação, como a Unasul, o G-20 na OMC, o Fórum IBAS (Índia-Brasil-África do Sul) e o grupo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) refletiram essa orientação de uma política externa universalista e livre de visões acanhadas sobre o que pode e deve ser a atuação externa do Brasil.

A base dessa nova política externa foi o aprofundamento da integração sul-americana. Um dos grandes ativos de que o Brasil dispõe no cenário internacional é a convivência harmoniosa com sua vizinhança. O governo do presidente Lula empenhou-se, desde o primeiro dia, em integrar o continente sul-americano por meio do comércio, da infraestrutura e do diálogo político.

O Acordo Mercosul-Comunidade Andina criou, na prática, uma zona de livre comércio abrangendo toda a América do Sul. A integração física do continente avançou de forma notável, inclusive com a ligação entre o Atlântico e o Pacífico. Nossos esforços para a criação de uma comunidade sul-americana (CASA) resultaram na fundação de uma nova entidade - a União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Sobre as bases de uma América do Sul mais integrada, o Brasil ajudou a estabelecer mecanismos de diálogo e cooperação com países de outras regiões, fundados na percepção de que a realidade internacional já não comporta a marginalização do mundo em desenvolvimento. A formação do G-20 da OMC, na Reunião Ministerial de Cancún, em 2003, marcou a maioridade dos países do Sul, mudando de forma definitiva o padrão decisório nas negociações comerciais.

O IBAS respondeu aos anseios de concertação entre três grandes democracias multi-étnicas e multiculturais, que têm muito a dizer ao mundo em termos de afirmação da tolerância e de conciliação entre desenvolvimento e democracia. Além da concertação política e da cooperação entre os três países, o IBAS tornou-se um modelo em projetos em favor dos países mais pobres, demonstrando, na prática, que a solidariedade não é um apanágio dos ricos.

Também lançamos as cúpulas dos países sul-americanos com os países africanos (ASA) e com os países árabes (ASPA). Construímos pontes e políticas entre regiões que vivem distantes umas das outras, em que pesem as complementaridades naturais. Essa aproximação política resultou em notáveis avanços nas relações econômicas. O comércio do Brasil com países árabes quadruplicou em sete anos. Com a África, foi multiplicado por cinco e chegou a mais de US$ 26 bilhões, cifra superior à do intercâmbio com parceiros tradicionais como a Alemanha e o Japão.

Essas novas coalizões estão ajudando a mudar o mundo. No campo econômico, a substituição do G-7 pelo G-20 como principal instância de deliberação sobre os rumos da produção e das finanças internacionais é o reconhecimento de que as decisões sobre a economia mundial careciam de legitimidade e eficácia sem a participação dos países emergentes.

Também no campo da segurança internacional, quando o Brasil e a Turquia convenceram o Irã a assumir os compromissos previstos na Declaração de Teerã demonstraram que novas visões e formas de agir são necessárias para lidar com temas antes tratados exclusivamente pelos atuais membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. Apesar dos ciúmes e resistências iniciais a uma iniciativa que nasceu fora do clube fechado das potências nucleares, estamos seguros de que a direção do diálogo ali apontada servirá de base para as negociações futuras e para a eventual solução da questão.

Uma boa política externa exige prudência. Mas exige também ousadia. Não pode fundar-se na timidez ou no complexo de inferioridade. É comum ouvirmos que os países devem atuar de acordo com seus meios, o que é quase uma obviedade. Mas o maior erro é subestimá-los.

Ao longo desses quase oito anos, o Brasil atuou com desassombro e mudou seu lugar no mundo. O Brasil é visto hoje, mesmo pelos críticos eventuais, como um país ao qual cabem responsabilidades crescentes e um papel cada vez mais central nas decisões que afetam os destinos do planeta.

Celso Amorim
é ministro das Relações Exteriores

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dilma incentiva participação de eleitores em campanha de doação pela internet


A candidata da coligação “Para o Brasil Seguir Mudando”, Dilma Rousseff, visitou hoje (8) a Feira da Guariroba, na Ceilândia, no Distrito Federal, e aproveitou para desejar um feliz Dia dos Pais para todos os pais do Brasil. Ela passeou entre as bancas de frutas e verduras, entrou nas lojas de roupas, recebeu abraços e sentiu o calor do eleitorado.

Ciente dos problemas de moradia da população local, Dilma lembrou que a maior parte das moradias previstas para a segunda fase do programa Minha Casa, Minha Vida é para quem tem renda até seis salários mínimos, sendo 1,6 milhão de unidades para aqueles que recebem no máximo três salários mínimos.
A Feira da Guariroba é a mais tradicional na Ceilêndia, funciona há quase 20 anos e tem centenas de comerciantes. Os feirantes vendem frutas, verduras, carne, brinquedos, roupas e vários utensílios. A passagem de Dilma deixou a feira mais animada e agitada nessa manhã.

Antes da visita, Dilma concedeu uma entrevista coletiva e incentivou os eleitores a participar da campanha eleitoral por meio da doação on-line e individual, que começa nesta segunda-feira (9). “É uma forma de doação democrática, muito boa e muito transparente. No Brasil tem essa dificuldade da doação individual. A partir de agora a doação on-line abre uma nova perspectiva de doação", comentou. "E para o PT e para os partidos da minha coligação ela é importante. O PT tem, por exemplo, esse hábito da contribuição, da participação do militante.”

Dilma parabenizou os pais nesse domingo. “Eu quero fazer cumprimento especial aos pais aqui presentes. Cumprimentos aos pais jornalistas, aos pais da equipe do Agnelo [Queiroz, candidato do PT ao governo do Distrito Federal]. E aos pais aqui presentes que são aqueles pais que a gente sendo mãe sabe que eles ocupam um papel importantíssimo na vida das famílias. Então, um parabéns especial para vocês no dia de hoje.”

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Debate na Band é hoje!

Hoje teremos o debate entre os presidentes na Band, às 22h. Junte seus amigos e companheiros para verem a Dilma afundar a campanha do Serra de vez. Um grupo de petistas vai se encontrar na Taberna Guaira, às 21h, para ver o debate. Todos estão convidados!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ciclo do Orçamento Participativo de 2010 começa hoje, em São Pedro

Têm início nesta quarta-feira, 4, a partir das 18h30, no Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes), localizado na Rua São Pedro, s/nº, no bairro São Pedro, a primeira das dez plenárias populares do Orçamento Participativo (OP) de 2010. A Região 1 do OP envolve os bairros de São Pedro, Granja Primor, Pimentel, Rosário e Perpétuo. Durante os encontros, que acontecerão entre os meses de agosto e setembro em cada uma das dez regiões em que a cidade foi dividida, os moradores vão definir democraticamente as necessidades de cada bairro. Depois, as propostas terão a sua viabilidade avaliada para serem incluídas no Orçamento Municipal de 2011.

Desde que foi implantado pelo Governo Jorge Mario, em 2009, o OP vem envolvendo toda a população na elaboração do orçamento municipal. Nesse processo, os teresopolitanos propõem e votam em ações, obras e serviços que avaliam ser o melhor para suas comunidades e o município.

No primeiro ano do projeto, a Prefeitura falou diretamente com cerca de 2.400 moradores das mais diferentes regiões da cidade, mostrando o compromisso do Governo Jorge Mario com a participação popular e a transparência administrativa.

Confira as datas das plenárias populares do Orçamento Participativo

Plenárias em agosto com início previsto para às 18h30
  • Dia 4 (quarta) – Região 1: São Pedro, Granja Primor, Pimentel, Rosário, Perpétuo    Local: Cerom (Rua São Pedro, s/n° - bairro de São Pedro)
  • Dia 9 (segunda) – Região 2: Fonte Santa, Prata, Albuquerque, Fischer, Quinta Lebrão, Recanto dos Artistas, Vale do Paraíso Local: CIEP Professor Amaury Amaral dos Santos (Estrada Rio-Bahia, km 78 – Fonte Santa)
  • Dia 11 (quarta) – Região 3: Barra do Imbuí, Quinta da Barra, Pimenteiras, Espanhol, Jardim Féo, Caleme, Jardim Salaco, Granja Florestal, Golfe, Posse, Parque do Imbuí   Local: Centro Educacional Beatriz Silva (Rua Dr. Oliveira, 700 – Barra do Imbuí);
  • Dia 16 (segunda) – Região 4: Várzea, Tijuca, Parque São Luiz, Jardim Pinheiros, Paineiras, Vila Muqui Local: E.M. Lino Oroña (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220 – Várzea);
  • Dia 18 (quarta) – Região 5: Agriões, Jardim Europa, Panorama, Jardim Serrano, Fazendinha, Cascata Guarani, Beira Linha, Quebra Frascos, Corta Vento  Local: E.M. Antonio Santiago (Rua Coronel Antonio Santiago, 261 – Agriões);
  • Dia 23 (segunda) – Região 6: Fátima, Araras, Alto, Soberbo, Caxangá, Santa Cecília, Barroso, Carlos Guinle  Local: Centro Educacional Helena de Paula Tavares (Praça Dom Quixote, 47 – Araras);
  • Dia 25 (quarta) – Região 7: Meudon, Jardim Meudon, Bom Retiro, Ermitage, Vale da Revolta  Local: Igreja Santa Rita de Cássia (Rua Melvin Jones, 315 - Meudon);
  • Dia 30 (segunda) – Região 8: Granja Guarani, Jardim Cascata, Iúcas, Taumaturgo, Parque do Ingá, Cascata dos Amores  Local: Capela Igreja Imaculado Coração de Maria (Largo do Machadinho – Granja Guarani)

Plenárias em setembro no interior:
  • Dia 3 (sexta) – 3º Distrito, 19h: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 15 - Venda Nova);
  • Dia 4 (sábado) – 2º Distrito, 15h: Clube em Providência (Estrada Rio-Bahia, km 60,5)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PT é o partido de maior preferência dos brasileiros, apontam pesquisas


O PT é o partido preferido dos brasileiros, segundo sondagens divulgadas nesta semana por três institutos de pesquisa. De acordo com o Ibope, a legenda conta com a preferência de 29% dos eleitores. O DataFolha indica que 25% da população vota no PT. Segundo o Vox Populi, o partido tem a simpatia de 18% do eleitorado.

O jornal Folha de S.Paulo reconhece que o PT é o "partido mais popular do país desde o ano 2000". De acordo com a publicação, a preferência pela legenda pode resultar em aumento da bancada petista na Câmara. "Há 20 anos existe grande correlação entre o índice de preferência do PT e o total de votos que o partido obtém para seus candidatos a deputado federal. Se a correlação se mantiver na disputa deste ano, o PT poderá eleger mais de cem deputados federais", aponta a matéria "Aprovação mais alta do PT projeta bancada recorde", veiculada nesta segunda-feira.

As legendas de oposição - PSDB e DEM (ex-PFL) - estão bem atrás na preferência do eleitorado. De acordo com números do Ibope, os tucanos contam com 7%, enquanto os demos somam apenas 1%. A mesma tendência é verificada na sondagem do Vox Populi: o PSDB aparece com 4%, enquanto o DEM nem chega a ser mencionado pelos eleitores.

O PT lidera nas cinco regiões do País. Segundo o Ibope, o melhor desempenho é no Nordeste, onde a legenda tem a simpatia de 33% da população. Nas regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste, o partido aparece com 29%. No Sul, com 18%. De acordo com o Vox Populi, o partido também prevalece no Nordeste, com 21%. No Centro Oeste e no Sudeste, a legenda soma 18%. No Sul e no Norte, o partido tem 16% e 14%, respectivamente.

O secretário nacional de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), destaca que o partido tem "uma força eleitoral e política reconhecida pela população". "As pessoas ligam o governo do presidente Lula ao nosso partido. A oposição nos ataca porque sabe desta força do PT", afirmou.