quinta-feira, 28 de julho de 2011

Rui Falcão: candidaturas de 2012 devem estar sintonizadas com os movimentos sociais


O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou nesta quinta-feira (28) que os candidatos do partido nas eleições do ano que vem devem dar atenção especial às reivindicações dos movimentos sociais.

“Nosso sucesso em 2012 depende, em grande parte, de que as campanhas estejam sintonizadas com as plataformas dos movimentos. Existem várias bandeiras que ainda precisam ser transformadas em realidade institucional”, disse Falcão, durante encontro promovido pela Secretaria Nacional de Movimentos Populares do PT, em São Paulo.

O encontro, que reúne representantes de setoriais petistas da região Sudeste, tem por objetivo debater a pauta política e organizar os coletivos para o processo de renovação das direções que ocorre no fim do ano.
Os debates com representantes as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste acontecem em 11 de agosto, em Brasília.

Em sua fala, Falcão lembrou que tem percorrido o país num roteiro que cobrirá todas as capitais até setembro. Numa segunda etapa, após o 4º Congresso Extraordinário do PT, estão previstas agendas regionais e temáticas.

“A ação dos setoriais pode ajudar muito na preparação e na participação destes encontros”, concluiu.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Claudio Mello faz Gabinete de Rua nesta sexta

O vereador Claudio Mello (PT) fará mais uma uma edição do seu GABINETE DE RUA nesta SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011, ÀS 13H, na CALÇADA DA FAMA , esquina da Rua Francisco Sá com Travassa Portugal. 

Mais uma vez o companheiro demonstra seu compromisso com um mandato participativo, transparente e democrático.

Todos estão convidados. Compareçam!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Deputado e Vereador do PT alertaram sobre irregularidades nas licitações da Prefeitura de Teresópolis

Vereador Claudio Mello e Deputado Nilton Salomão foram os primeiros a alertarem a população sobre as irregularidades das dispensas de licitação para a remoção dos entulhos da tragédia. No dia 28 de janeiro ambos entraram com uma ação popular contra esta medida da Prefeitura.

As recentes reportagens do jornal O Globo e da TV Globo parecem demonstrar que os companheiros estavam certos no mérito da questão. Agora é torcer para que a justiça seja feita.

Acompanhe abaixo uma matéria da INTERTV sobre a ação popular feita pelos dois parlamentares.

 

sábado, 9 de julho de 2011

Expulsão ainda que tardia


Numa reunião que durou exatos 60 minutos, o diretório do Partido dos Trabalhadores de Teresópolis expulsou de seus quadros o prefeito Jorge Mario Sedlacek e os vereadores Clayton Valentim e Ademir Enfermeiro.

Na prática os interessados até podem recorrer à instâncias superiores do partido, mas a presença do presidente do diretório regional, Jorge Florêncio, observador atento da reunião, foi um indicativo de que haverá dificuldades para o retorno do trio ao PT.

Por outro lado a decisão do diretório pavimenta o caminho para que o prefeito de Teresópolis e os dois vereadores busquem novos rumos, sem maiores riscos de perderem os mandatos.

Jorge Mario, que nunca teve sequer um cacoete petista, já viu – a informação é de pessoas filiadas ao próprio partido - negado o refúgio que procurou no PMDB. Segundo outras fontes, vai abrigar-se no futuro PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

É bom lembrar que o agora ex-petista foi eleito num momento em que dois terços do eleitorado tinham em mente impedir o retorno de Mario Tricano - líder de rejeição nas pesquisas - à prefeitura municipal. Na undécima hora o candidato petista foi escolhido porque os eleitores o julgaram em melhores condições de derrotar o ex-prefeito.

Até mesmo o tradicional conservadorismo do eleitor teresopolitano foi momentaneamente esquecido para dar a vitória a Jorge Mario Sedlacek. Na eleição seguinte, para presidente da república, o PT, com apoio reticente do prefeito, foi fragorosamente batido nas urnas.

A postura de Jorge Mario Sedlack, desde o início do mandato, foi a de alguém que assumiu “para dirigir sozinho os negócios”. Alguns de seus companheiros de primeira hora, gente que trabalhou duro na campanha e até mesmo os primeiros indicados por deputados amigos foram descendo do ônibus. Ou sendo expulsos dele.

Nesse grupo estavam pessoas com as quais o prefeito parecia ter laços mais ou menos profundos e que deveriam, supunha-se, ser convocadas para opinar no dia a dia da administração.

Não foram. Os laços acabaram desfeitos e a competência de quadros importantes na prefeitura foi sendo paulatinamente substituída pela incerteza pontuada pela presença de desconhecidos. Alguns deles chegando acompanhados de históricos desabonadores e aventuras nem sempre bem sucedidas em outros municípios.

As primeiras atitudes do novo prefeito já revelavam um caráter egocêntrico, narcisista, prepotente, ávido pelo mando. Mas também incapaz de permitir que, já nas primeiras semanas de seu mandato, as suspeitas de corrupção começassem a rondar sua triste figura.

Ao episódio dos caminhões de lixo que seriam contratados sem licitação - uma operação barrada pela Câmara Municipal - seguiram-se novas licitações suspeitas, suspeitas de adulteração no Diário Oficial, contratações de empresas sem endereço e outras estrepolias.

O prefeito conseguiu nas ruas a mesma unanimidade obtida ontem no diretório do PT. Seu projeto de oito anos à frente do executivo municipal está inexoravelmente falido e, a não ser um pequeno grupo de interessados em participar do “banquete”, sua popularidade nas ruas e botequins da vida é igual a zero.

A expulsão de Jorge Mario do PT, claro, não liberta Teresópolis de sua pífia administração e seus irrecuperáveis desatinos. O preço a pagar ainda terá que ser avaliado, mas os próximos anos serão necessariamente, de recuperação do retrocesso. Jorge Mario sai do PT pela porta dos fundos.

PT de Teresópolis expulsa Jorge Mario

Em 8 de julho de 2011 às 19 horas reuniu-se o diretório municipal do PT em Teresópolis, RJ, para analisar o parecer da Comissão de Ética instaurada contra o filiado, o prefeito municipal Jorge Mário Sedlacek e tomar as medidas pertinentes.
 
Lido e debatido o parecer, o diretório, por unanimidade dos presentes de votos como consta da ata da referida reunião, deliberou pela expulsão do filiado com base principalmente nos seguintes fatos graves:
 
  • Abandono pelo prefeito  do programa construído com os partidos da base aliada e com o qual foi eleito: orçamento participativo, gestão democrática e participativa em todos os ógãos da administração, prioridade à agricultura familiar, licitação dos transportes públicos, entre outras questões.
  • Estabelecimento de relacionamento fisiológico e pouco republicano com setores tradicionais de oposição no legislativo em detrimento da participação popular,da transparência das ações administrativas e das articulações da base aliada, procedimento incompatível com a ética petista.
  • Desprezo à posições e opiniões da base aliada e do secretariado fazendo com que quase a totalidade dos secretários e secretárias do início do governo, companheiros e companheiras respeitados pela população,  tenham se demitido por se sentirem desrespeitados e desautorizados.
  • Consolidação junto à população de uma péssima imagem de homem público que envergonha não apenas as melhores tradições petistas como os setores da sociedade que contribuiram decisivamente para a sua eleição, fato comprovado pelas inúmeras manifestações populares contra a sua administração.
  • Imagem pública negativa construida graças aos erros políticos e administrativos cometidos por ele causados pela arrogância, prepotência e incapacidade de ouvir o partido e a base aliada. Tal imagem causa enormes prejuízos à sigla partidária e fortalece os setores nefastos ansiosos por retomarem o poder político em nossa cidade. 
 
Solicitado como segundo ponto de pauta, foi apreciado o comportamento político e a atuação dos vereadores Ademir Enfermeiro e Cleiton Valentim. Também neste caso este diretório municipal posiciona-se pela expulsão de ambos dos quadros partidários por práticas políticas incompatíveis com as boas tradições petistas, muito mais próximas das tradições fisiológicas e das trocas de favores com o Executivo, além de terem descumprido deliberação deste diretório quanto à não assinatura da 1ª CPI proposta para apurar desvios na administração municipal.

Ratificamos a decisão do Diretório Municipal, tomada no dia 15 de abril, onde deliberou pela saída de todos os petistas do goveno municipal. Os membros do PT de Teresópolis se sentem desrespeitados com a presença de petistas de outros municípios no governo municipal, mesmo após a decisão do rompimento do partido com o governo Jorge Mario.
 
 

terça-feira, 5 de julho de 2011

O papel do Congresso na luta por um Brasil sem miséria

Do site do PT - www.pt.org.br

Em mensagem ao Congresso Nacional durante sua cerimônia de posse, a presidenta Dilma Rousseff estabeleceu a erradicação da fome e da miséria como prioridades de seu governo. Seis meses depois, reafirmando seu compromisso, a presidente lançou o Brasil Sem Miséria, um plano inovador que articula ações de diversos ministérios e tem como eixos de atuação a garantia de renda, o acesso aos serviços públicos e a inclusão produtiva da população com renda familiar per capita mensal de até R$ 70. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número chega a 16,27 milhões de brasileiros.

Em linhas gerais, esses recursos vão permitir a ampliação do Bolsa Família e do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA (promovendo a inclusão produtiva dos agricultores familiares); fortalecimento do Fundo Nacional de Assistência Social, que irá viabilizar serviços de proteção social a famílias, crianças e adolescentes; orientação profissional; execução de obras para oferta de água; e o pagamento a famílias em situação de extrema pobreza pela prestação de serviços de conservação de recursos naturais no meio rural.

Especialmente direcionada ao campo, onde um em cada quatro habitantes encontra-se em situação de extrema pobreza, foi editada a Medida Provisória 535/11. Ela institui os programas de Apoio à Conservação Ambiental e de Fomento às Atividades Produtivas Rurais e evidencia o compromisso do Governo Federal com a sustentabilidade ambiental casada à geração de renda no meio rural. O primeiro programa permite que o Governo auxilie financeiramente as famílias extremamente pobres que desenvolvam atividades de conservação de recursos naturais. Já o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais irá estimular a geração de trabalho e renda e promoverá a segurança alimentar e nutricional dos seus beneficiários. Ele também prevê a transferência de recursos para pequenos produtores e ainda disponibilizará serviços de assistência técnica.

A execução do Brasil sem Miséria passa, portanto, pelo Congresso Nacional, que compromete-se em trabalhar pelo sucesso do plano. Nos últimos anos, obtivemos excepcional crescimento econômico, aliado ao desenvolvimento social e à distribuição de renda. Por meio da ação conjunta do Executivo e do Legislativo, conseguimos tirar 28 milhões de brasileiros da pobreza absoluta e 36 milhões entraram na classe média. Mas ainda há muito o que fazer. A Presidência da Câmara dos Deputados, em especial, trabalhará com firmeza e determinação para que as proposições que viabilizam o Brasil Sem Miséria sejam aprovadas na Casa no menor prazo possível. Pois como diria o sociólogo Betinho, "quem tem fome não pode esperar".

Marco Maia (PT/RS) é presidente da Câmara dos Deputados.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Comissão de ética do PT recomenda expulsão de Jorge Mario

   No dia 29 de junho, a Comissão de Ética do PT entregou oficialmente, à executiva do partido, o parecer a respeito do processo instaurado contra o prefeito Jorge Mario Sedlacek, recomendando sua expulsão dos quadros partidários.
  Para a comissão, o Prefeito construiu uma imagem pública negativa graças aos erros políticos e administrativos cometidos por ele. Essa imagem causou enormes prejuízos ao PT e serviu unicamente para fortalecer setores nefastos da nossa cidade, ansiosos por retomarem o poder político.
   No próximo sexta, dia 8, o diretório municipal irá se reunir e deliberar sobre o parecer. O mesmo diretório já aprovou, em reuniões anteriores, a saída do PT do governo Jorge Mario e a abertura de processo contra ele na comissão de ética. Caso a maioria dos membros do diretório aprove o relatório da comissão, o Prefeito estará expulso do partido.

Abandono do programa de campanha

  As recentes manifestações populares contra sua administração demonstram a insatisfação da sociedade pelo fato do Prefeito ter abandonado por completo o programa político pelo qual foi eleito.
  Este programa, construído com os partidos da base aliada e com movimentos representativos da sociedade organizada, sempre foi o norteador das atuações do partido e visava uma gestão democrática e participativa em todos os ógãos da administração, o fim do assistencialismo e da troca de favores, prioridade à agricultura familiar, licitação dos transportes públicos, entre outras questões.

Afastamento dos aliados

  Outro procedimento adotado pelo Prefeito que é incompatível com a ética petista foi o estabelecimento de um relacionamento fisiológico e pouco republicano com setores tradicionais de oposição no legislativo. Este relacionamento deixou a Prefeitura refém de setores retrógrados da política local e afastou aliados de primeira hora.
  A saída do governo da quase totalidade dos secretários e secretárias, em sua grande maioria respeitados e admirados pela população, é um sintoma inequívoco deste afastamento. Homens e mulheres que tiveram suas opiniões desprezadas por um Prefeito autoritário e que nunca se preocupou em ouvir seu secretariado, achando que a função deste é unicamente a de lhe seguir cegamente. 
  O PT reafirma aqui sua tradição de não entregar a nenhum governante um “cheque em branco”. É claro que, como chefe do poder executivo local, o Prefeito tem sempre a palavra final em qualquer assunto. Ele deve, porém, se lembrar sempre que foi eleito democraticamente pelo povo, para por em prática um programa e um projeto político e não para agir como um imperador e fazer o que lhe der na cabeça.