segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bittar fará palestra em Teresópolis

A pedido do companheiro Nilton Salomão, segue este convite.
Caros Companheiros,

Tenho a satisafação em convidá-los para estarem conosco na próxima sexta-feira dia 04 de junho, as 19 horas, no Ceac Santa Tereza, em Teresópolis, para participarem da Palestra  "A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA GOVERNO FEDERAL - GOVERNO DO ESTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO DE JANEIRO", ministrada pelo nosso DEPUTADO FEDERAL JORGE BITTAR.

Será uma oportunidade de mostrarmos o valor da atenção que o Presidente Lula vem dando ao Rio e a necessidade da companheira DILMA dar continuidade a este período de prosperidade.

Conto com sua presença
Um Abraço,

Nilton Salomão.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Claudio Mello faz prestação de contas do mandato na Calçada da Fama

O vereador Claudio Mello realizou hoje (28/05) mais uma edição do seu "Gabinete de Rua", na Calçada da Fama.

Seguindo as tradições democráticas petistas, o companheiro prestou contas de seu mandato e falou sobre assuntos importantes da vida política brasileira, como a sucessão do presidente Lula e a continuação do projeto democrático e popular no Brasil.

Esta edição do "Gabinete de Rua" contou ainda com a ilustre presença dos companheiros Antônio Carlos Biscaia e Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente do Governo Lula.

O Blog do PT parabeniza o companheiro por esta iniciativa e convida toda militância petista a participar das próximas edições. A presença militante nas ruas é a única maneira de ganharmos a população teresopolitana para a continuação da revolução democrática, que o país está vivendo, com a eleição da companheira Dilma!

Razão e Paixão

Bela análise do nosso companheiro Emir Sader a respeito dos companheiros de esquerda que se limitam a lutar apenas usando palavras. Vale a pena a leitura.


O discurso da esquerda necessariamente parte da denúncia da realidade das nossas sociedades. Busca revelar as mazelas da realidade, às vezes avança na compreensão das raízes dos problemas. Essa é uma atividade
permanente e indispensável da militância de esquerda, na luta por uma sociedade justa, solidária, humanista.

Porém, a denúncia e até mesmo a análise das raízes dos problemas são práticas necessárias, mas não suficientes, se não desembocarem em propostas, em alternativas superadoras dos problemas apontados. Os intelectuais e algumas organizações da esquerda se limitam às vezes às denúncias, alguns inclusive reivindicam o papel de “desmascarar” o que consideram ser falsidades propagadas por outros setores da esquerda, como se a verdade pudesse ser resultado da simples denúncia.

O marxismo, que constitui o melhor método de análise e fonte de projetos transformadores da realidade, pretende ser não apenas uma interpretação nova da realidade, mas ter no seu bojo, intrinsecamente, projetos de transformação revolucionária do mundo. Não existe separação entre análise e ação política para o marxismo. Nas palavras de Álvaro Garcia Linera, ele mesmo intelectual revolucionário e dirigente revolucionário boliviano, não pode haver separação entre razão e paixão.

O intelectual tende a privilegiar a teoria – os princípios, a teoria em estado puro – em detrimento da utilização do método dialético, que busca a verdade concreta nos processos históricos realmente existentes. A verdade é concreta, costumam ressaltar sempre Lenin e Gramsci. E não se trata de que a análise sem proposta de intervenção concreta fica incompleta. Não. A análise desvinculada da perspectiva de intervenção não capta os fios que articulam a realidade e perde a capacidade de compreensão da realidade também. As propostas de superação das contradições da realidade existente são um momento de julgamento da veracidade das análises, são a prova concreta de que as análises captaram a realidade na sua dinâmica profunda.

Não por acaso os intelectuais tendem a visões ultra-esquerdistas, quando desvinculados da prática concreta. Porque, entre a pureza da teoria e a impureza das formas concretas que assumem os processos políticos, ficam com a primeira, contrapondo-se à realidade concreta, desqualificada como “impura”. Tendem ao pessimismo e à inação.

Como contrapartida, o pensamento dialético, buscando captar a realidade no seu movimento, articulado em torno das contradições, tende a projetos que apontam para espaços de ação, de acumulação de forças, de intervenção,, de transformação da realidade, de paixão intimamente vinculada à razão.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ex-ministro Carlos Minc em Teresópolis

Na próxima sexta-feira (28/05) o deputado estadual Carlos Minc, estará em Teresópolis para dar uma palestra no auditório da FESO, às 19h, sobre sua experiência a frente do Ministério do Meio Ambiente e asações conjuntas que a pasta teve com a Prefeitura, como a instalação do Aterro Sanitário do Fisher e seu apoio à criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

O objetivo principal da visita é o apoio à criação de um novo parque urbano no município.

Pela manhã, o ex-ministro se reunirá com o prefeito Jorge Mario, para assumir compromissos com algumas propostas ambientais de interesse da cidade. A tarde, se reunirá com empresários e lideranças políticas locais.

A palestra é aberta ao público e solicitamos a ajuda de todos e todas na sua divulgação.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Governo Lula espalha telecentros em todo o país

Com Portal da Juventude do PT

O governo federal já instalou 6,6 mil telecentros em 5,4 mil cidades brasileiras – 98% dos municípios do País – e agora capacitará todos os monitores, por meio de parceria entre o Ministério das Comunicações (MC) e o Ministério da Educação (Mec), assinada este mês.

“Até julho, não teremos nenhum coordenador ou monitor dos telecentros que não tenha sido capacitado”, afirma o Coordenador-Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais do MC, Carlos Paiva. As capacitações serão oferecidas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) de duas formas: ou os participantes vão até as dependências do IFET mais próximo ou as aulas acontecerão nos telecentros, onde estarão reunidos coordenadores e monitores da região.

O recém aprovado Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) prevê que essas capacitações aos monitores dos telecentros sejam periódicas e que exista uma verba para divulgação dos espaços nas comunidades atendidas.

Ainda de acordo com o PNBL, até 2014, será implantada uma rede com 100 mil telecentros. A estimativa parece ambiciosa, mas se torna plausível, se considerarmos que, até dezembro deste ano, o MC já terá instalado 22 mil telecentros.

Cada telecentro é composto por dez computadores, um servidor, central de monitoramento com câmera de vídeo, impressora a laser, projetor multimídia, além de mobiliário, que inclui armários, cadeiras e mesas. E a transformação que esses equipamentos podem causar na vida das pessoas não pode ser medida.

Governo eletrônico – Junto com os telecentros, chega também o acesso aos programas sociais do governo, aos órgãos públicos, mas, principalmente, surgem oportunidades de desenvolvimento econômico.

“A gente tem casos de comunidades, como por exemplo, São Gabriel da Cachoeira (AM), que passou a vender seus produtos artesanais para o mundo inteiro pela internet, eliminando a figura dos intermediários e, por conseqüência, lucrando mais, podendo investir mais nos seus negócios”, conta o diretor do Departamento de Serviços e Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros de Lima, responsável pelo “Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac)”.

Por meio do Gesac, comunidades remotas, indígenas, pesqueiras, quilombolas e escolas rurais passaram a ter acesso a 11,5 mil pontos de Internet banda larga e, até o fim de 2010, está prevista a implantação de mais 3.700 novos pontos.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Dilma dispara entre a juventude, diz pesquisa Datafolha

Do blog Galera da Dilma

Não foi apenas no âmbito da campanha geral que a pesquisa mais recente do DataFolha, de 21 de maio, foi uma ótima notícia para a candidata Dilma Rousseff. Entre a juventude e a faixa populacional que acaba de sair da fase/grupo social (25 a 34 anos), o crescimento da pré-candidata do PT foi bombástico. 

Entre os jovens de 16 a 24 anos, Serra lidera com 3 pontos de vantagem: 39 a 36%. Em março, ele tinha 48% e Dilma 28. Em abril, o tucano cravava 45% contra 27% de Dilma.

Entre o público de 25 a 34 anos (os que lembram da Era FHC), Dilma já ultrapassou Serra, conquistando em maio 42% das intenções de voto, contra 36% do ex-governador de São Paulo. Em março, Serra abria 41 a 31%, seguido de 41 a 33% em abril.

Claro que ainda há trabalho a fazer, pois as chances de ampliar essa margem ainda são grandes, até porque, entre 16 e 24 anos, 67% sabem que Dilma é candidata do presidente Lula, e entre 25 a 34 anos, 72%.

Seguir comparando e propondo

Isso mostra que pautar a juventude como tema central na campanha e investir nas redes sociais para amplificar o balanço das nossas ações, projetos e programas já deu resultado, não é à toa que PSDB e DEM tentam correr atrás do prejuízo nessa temática.

Nossa tática está certa: mostrar o que fizemos pelos jovens brasileiros (que não foi pouco) e comparar sim a política pública e as novas oportunidades criadas com Lula e as que haviam nos anos do tucanato na Presidência da República, porque há quem viveu jovem aquele passado sombrio na pele e quem se lembra do período, sem contar os pais e mães que viram a vida dos seus filhos emperrada e podem acompanhá-los no voto esse ano.

No debate concreto de idéias e propostas para os jovens, somos imbatíveis, ainda mais porque PSDB e DEM se opuseram aos grandes avanços dos últimos 8 anos nessa seara, como o ProUni, o ProJovem, as cotas sócioraciais etc.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Prefeitos da oposição discursam em favor da continuidade do governo Lula

Já tem gente abandonando o barco furado da tucanhalhada.


Prefeitos do DEM, do PPS e do PSDB disseram ontem durante o encontro de prefeitos com a pré-candidata do PT à Presidência, em Brasília, ser a favor da continuidade do governo Lula e ressaltaram que nunca foram tratados de forma tão republicana como agora. A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, participou do encontro e elogiou a coragem desses prefeitos.

O prefeito tucano de Itamonte (MG), Marcos Carvalho, disse que participava com muito orgulho do evento, porque havia sido respeitado pela primeira vez pelo governo federal. Ele prometeu trabalhar pela continuidade do governo Lula.

“Eu quero falar em nome de prefeitos de cidades pequenas, que pela primeira vez foram respeitados não como pontinho no mapa, mas como entes federativos, e respeitados pelo governo Lula. Não podemos voltar atrás. Infelizmente, não falo pelo meu partido, mas como cidadão. Quando cheguei aqui a Brasília nunca me perguntaram qual era meu partido. Sempre trouxe meus projetos e, desde que estivessem corretos, levávamos os recursos”, disse, ressaltando ser fã do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O prefeito de Jaguariúna (SP), Gustavo Lopes, do PPS, disse que não se importava com seu futuro partidário, apenas defendia o futuro dos brasileiros. “Eu não sei qual vai ser o meu futuro partidário, mas o meu compromisso é com o futuro do povo brasileiro. Eu seguirei aquela que foi indicada pelo presidente Lula para dar continuidade a esse trabalho que melhorou a vida de milhões de brasileiros.”

O prefeito de Sopé (PB), João Clemente, do DEM, também subiu ao palco para defender o modo republicano de governar de Lula. O ato político dos prefeitos reuniu mais de 1,1 administradores municipais em Brasília.

Dilma disse que esses prefeitos da oposição mostravam coragem ao se posicionar mesmo a contragosto dos seus partidos. “Eu saúdo os prefeitos corajosos [da oposição], que como disse um deles honram a bandeira do Brasil, porque ela é que une todos nós em torno de uma causa”, discursou.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Viva o Brasil! Viva nossa política externa soberana e independente!

Por Emir Sader

Corvos, urubus, tucanos, todos torcendo contra uma negociação pacífica do conflito em torno do Irã, porque é Lula quem conduziu essas negociações, o que fortaleceria ainda mais sua imagem. Enquanto que um eventual fracasso, mesmo que levasse a um novo conflito bélico de proporções, contanto que pudesse ser explorado internamente em termos eleitorais, favoreceria a oposição, nos seus mesquinhos e desesperados cálculos eleitorais.

Não importa o destino do Oriente Médio, do mundo, contanto que Serra possa ter alguma esperança de se eleger. Eleger um candidato que disse que o Mercosul é uma “farsa”, que o Brasil fez “uma trapalhada” em Honduras, que o ingresso da Venezuela no Mercosul era “uma insensatez”, que “não convidaria o primeiro ministro do Irã para vir ao Brasil, nem iria ao Irã”.

Dane-se a paz no mundo, contanto que a candidata de Lula não siga sua curva ascendente, que a faz superar a seu candidato na pesquisa do Vox Populi. Dane-se a paz no Oriente Médio, contanto que se possa consignar alguma “gafe” de Lula na viagem ao Irã. Dane-se o mundo, contanto que os interesses da direita brasileira sejam preservados.

Essa visão estreita, provinciana, se choca abertamente com a importância do acordo conseguido e com suas repercussões internacionais. Ainda mais porque contradiz o ceticismo do governo norteamericano – Hillary mencionou o tamanho da montanha que Lula teria que escalar para conseguir o acordo e dos porta-vozes da militarização dos conflitos em escala mundial. Onde outros fracassaram ou apostaram que nem valia a pena buscar negociações, o Brasil triunfou.

O Brasil soube buscar aliados – Rússia, China, Turquia, França – para abrir um espaço de negociação política, que se revelou possível e correto. A posição brasileira de que os EUA – e outras potências – possuindo imensos arsenais nucleares, não tinham moral para buscar acordos que limitem a disseminação de armamento nuclear, abre caminho para outras iniciativas de paz.

Em Israel e na Palestina, Lula deixou claro que os EUA não são o bom negociador para a paz na região, tanto porque são parte integrante do conflito, ao definir a Israel como seu aliado estratégico, como porque fracassou ao longo do tempo, sem que se tenha obtido a concretização do acordo da ONU de garantir a existência de um Estado palestino nas mesmas condições do Estado israelense.

Faltava que a candidatura de Lula fosse lançada ao Prêmio Nobel da Paz, para que uma imensa grita se estendesse por aqui, para que esse merecido reconhecimento internacional não projetasse de vez o Brasil como um novo sujeito em negociações de paz, projetando-nos como país que contribui efetivamente para sairmos de um mundo unipolar, sob hegemonia imperial de uma única super potência e para a criação de um mundo multipolar.

Devemos sentir-nos orgulhosos da diplomacia brasileira e da política internacional do Brasil, da atuação de Lula e de Celso Amorim. Devemos lutar ainda mais para consolidar essas diretrizes da política exterior brasileira e contribuir para que ela não apenas prossiga, mas se estenda e ajude ainda mais a construir um mundo em que os conflitos não sejam mais objeto de intervenções militares, mas de negociações políticas, pacíficas, que respeitem o direito de todos, especialmente dos que, até aqui, foram oprimidos pelas potências que concentram os maiores arsenais do mundo e pretendem perpetuar seu domínio sobre uma ordem mundial injusta.

terça-feira, 11 de maio de 2010

PT estadual retoma formação política

A Secretaria Estadual de Formação Política do PT-RJ realizou no último fim de semana (1 e 2 de maio) a etapa estadual da I Jornada de Formação Política do PT, no Sinttel. A atividade contou com a participação de 56 militantes, de 22 municípios do estado, 3 setoriais e as 5 zonais da capital. 

Estavam presentes na mesa de abertura, o secretário estadual de Formação Política, Bernardo Cotrim; o assessor da Secretaria Nacional de Formação Política, Gabriel Medina; o deputado estadual Gilberto Palmares e o deputado federal, Luiz Sérgio, presidente do PT-RJ. 

Luiz Sérgio destacou a importância do evento e lembrou que no Processo de Eleições Diretas do PT, realizado ano passado, a militância apontou a necessidade de implantar ações de Formação Política no partido.

Os conteúdos dos módulos do Caderno de Formação foram apresentados por Gabriel Medina; pelo vereador do município de Niterói, Waldeck Carneiro e pelo secretário estadual de Formação, Bernardo Cotrim.

"Queremos resgatar o caráter estratégico da formação política na construção de um partido socialista de massas. A etapa estadual marca a retomada dessa construção. O objetivo da jornada é incluir a formação na agenda política permanente do PT. Não queremos apenas fazer um evento", ressaltou o secretário.

Os presentes interagiram nos grupos de discussão, participaram dos debates e construíram um calendário de mobilização que deve envolver mais de mil filiados da base petista, "a avaliação de todos os participantes foi extremamente positiva. Isso anima a militância e favorece um ambiente de diálogo desbloqueado, caracterizando a jornada como um importante processo partidário e não uma ação de corrente A ou B", apontou Bernardo Cotrim.

No evento, foram definidas as datas para as etapas municipais do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, São Gonçalo, Barra Mansa, Volta Redonda, Teresópolis, Italva, Angra dos Reis, Paty do Alferes, Cabo Frio, Saquarema e Nova Friburgo. Essas etapas envolvem outros municípios próximos.  

A etapa Estadual cumpriu o papel de dar o pontapé inicial na mobilização para a jornada. Queremos atingir 3 mil militantes até o início de junho, mobilizando a base petista para intervir nos movimentos sociais, atuar nas instâncias partidárias e colaborar com maior qualidade nos mandatos e governos petistas. Além disso, uma militância que conhece a história e o programa do PT tem mais condições de atuar nas campanhas eleitorais e aumentar nossa capacidade de disputar hegemonia na sociedade", afirmou o secretário estadual de Formação.

Acompanhe abaixo as datas dos cursos de formação em Teresópolis:

29 de maio
Teresópolis 
Municípios envolvidos: Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim, Magé
Responsáveis: Ary Morais e Fred (Teresópolis)
Local:  Núcleo Rural de Vargem Grande

30 de maio
Teresópolis
Municípios envolvidos: Teresópolis, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto, Magé
Responsáveis: Ary Moraes e Fred (Teresópolis)
Local: Hotel Várzea (Centro)