terça-feira, 29 de junho de 2010

Vox Popoli confirma Ibope - Dilma 5 pontos na frente de Serra

Pesquisa Vox Populi sobre a eleição presidencial indica que Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto. O oposicionista José Serra (PSDB) tem 35%, enquanto Marina Silva (PV) aparece com 8%. É a primeira vez que Dilma passa à frente de Serra numa pesquisa Vox Populi.

A sondagem foi feita com 3 mil eleitores, de 24 a 26 de junho, e tem margem de erro de 1,8 ponto percentual. Na pesquisa anterior, feita de 8 a 13 de maio, havia empate técnico entre os candidatos, por conta da margem de erro — que era de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em maio, no cenário em que apenas os Dilma, Serra e Marina foram apresentados aos entrevistados , a petista teve 37% (podendo variar de 34,8% a 39,2%, por conta da margem de erro). O tucano teve 34% (variando de 31,8% a 36,2%). Na semana passada, dia 23, o Ibope também divulgou sua primeira pesquisa em que Dilma liderava sobre Serra. Por coincidência, o resultado também foi 40% contra 35%.

Os resultados acima são da pesquisa estimulada (em que o entrevistador apresenta uma lista com nomes dos candidatos para o entrevistado). A pesquisa Vox Populi divulgada hoje mostra ainda resultados obtidos na modalidade espontânea (em que o eleitor diz qual é seu candidato sem ver nenhuma lista de nomes): Dilma tem 26% e Serra, 20%.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

PT mostrou que é bom de luta, de voto e sabe governar, diz Dilma em Sergipe


A candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, particpou na noite de ontem (24) da Convenção Estadual do PT em Sergipe.

Dilma abriu seu discurso afirmando que estava muito feliz por estar em Aracaju no dia de São João. Ela apontou as qualidades do PT desde sua criação. “O PT tem aliados especiais e valorosos. E mostrou ao longo de décadas que é um partido bom de luta, bom de voto e bom de governo, que sabe governar. Esse nosso partido tem raiz, tem força e tem história. Sobretudo esse calor e essa força de seus militantes”, disse para a comemoração dos militantes.

Dilma afirmou que tinha muito a agradecer ao povo de Sergipe por ter aberto mão da candidatura do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, à Câmara Federal para coordenar a campanha à presidência e o PT nesse ano de eleições.

“Eu devo um agradecimento imenso ao PT de Sergipe e ao povo de Sergipe. Vocês me cederam um militante excepcional. Eu não posso abrir mão do Zé Eduardo, eu preciso da capacidade de trabalho, da força e da lealdade do Zé Eduardo”, disse.

Ela também não poupou elogios ao governador Déda e disse que os dois estão em sintonia com os interesses pelo Brasil. “Nesse dia de São João, Déda, nós dançamos a mesma dança e cantamos a mesma música, porque queremos a mesma coisa para o Brasil. Um país forte e desenvolvido, não porque a economia cresceu, mas porque o seu povo cresceu”, disse.

Dilma lembrou as ações do governo Lula para o campo e recebeu aplausos dos representantes do movimento que estavam na plateia. “O presidente Lula também vai deixar o governo tendo feito a maior distribuição de terras que esse país viu”, disse sob aplausos. E continuou: “A quantidade de terras que o Lula concedeu para as famílias de sem terra é quase do tamanho de países da Europa. Além disso, ele providenciou financiamento, assistência técnicas e tratores. Vamos continuar a ampliar tudo o que foi feito pelo presidente”.

Ao final, ela ressaltou a força das mulheres. “Nós mulheres temos uma grande força, é a força de quem sempre cuidou de sua família, de seus filhos, seus irmãos, sempre incentivou e sempre procurou o melhor para aqueles que a cercam. Por isso, podemos dizer que o Brasil está preparado para ter uma mulher presidente e as mulheres estão preparadas para governar o país”.

Dilma chega a 40%, lidera corrida presidencial e venceria também no 2º turno

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com índices que variam de 38,2% a 40%, dependendo da lista de candidatos apresentados.
No cenário com todos os postulantes, ela tem 38,2% das intenções de voto, contra 32,3% de José Serra (PSDB) e 7% de Marina Silva (PV). No cenário em que só aparecem os três, Dilma vai a 40%, Serra a 35% e Marina a 9%.
Os dados fazem parte da pesquisa encomendada ao Ibope pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (23).
Em um eventual segundo turno, o cenário também é favorável à ex-ministra da Casa Civil. Dilma venceria Serra por 45% a 38% e bateria a verde Marina Silva por 53% a 19%.
Na pesquisa espontânea, Dilma também alcança a dianteira com 22%. Neste cenário Serra tem 16%, Marina Silva outros 3% e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pela legislação é proibido de disputar uma nova reeleição, tem 20%.
A pesquisa CNI/Ibope foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 16292/2010 e realizada entre os dias 19 e 21 deste mês. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 140 municípios.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Consumidor das classes C e D responderá por 87,5% das vendas de computador em 2010

A presença maior das classes C e D no mercado de consumo brasileiro já é uma realidade. Depois de passar a comprar, há alguns anos, alimentos antes proibitivos, começaram também a consumir mais roupas e bens duráveis. Chegou a vez dos computadores.

Se antes cada família dava prioridade a ter uma televisão em casa - ainda que itens que pareceriam mais importantes, como uma geladeira, ficassem de lado - hoje o computador tomou esse lugar. Ao contrário de famílias mais abastadas, onde cada membro pode ter seu próprio PC, nesses casos o computador é de uso familiar. Assim, as compras costumam ser feitas por todos os membros da casa, e o equipamento também é equipado para atender aos usos diferentes que cada um deles lhe dará.

Pode-se dizer que, em 2010, de cada 10 PCs vendidos no Brasil, 9 foram ou serão adquiridos pelas classes emergentes. Membros da classe D, cuja renda familiar varia de uma três salários mínimos, serão responsáveis por 30% das vendas. Os da classe C, cuja renda da família vai de três a dez salários mínimos, ficarão com 57,5% do mercado.

Há outros itens que também estão entrando na cestinha de compra desses consumidores. Em especial, câmeras fotográficas e telefones celulares. Mas engana-se quem acha que os membros das classes C e D interessam-se por produtos básicos. Como no caso dos computadores, querem equipamentos com o que se chama de funcionalidades. No caso das câmeras, que identifiquem sorrisos e ba-tam a foto no momento, ou que tenham alta resolução. No caso dos celulares, smartphones . Como diz o diretor de serviços a clientes e novos negócios da empresa de pesquisa de mercado GfK, Antonio Perrella, "não importa o valor final da compra. Para essas pessoas, a parcela (da venda a prazo) tem que caber no bolso".

Geração de emprego com carteira assinada bate recorde em maio, aponta Caged

O Brasil gerou 298.041 empregos com carteira assinada em maio. Foi o melhor resultado para o mês de maio e o quarto melhor desempenho mensal do mercado de trabalho em toda a história do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nos primeiros cinco meses do ano, o número de novos empregos formais somou 1,26 milhão, mais da metade da meta de 2,5% milhões prevista para todo este ano.
O desempenho do mercado de trabalho entre janeiro e maio animou o ministro Carlos Lupi a aumentar a previsão do governo sobre a geração de empregos em 2010 e ao longo dos oito anos de Governo Lula. Segundo Lupi, a criação de empregos durante os dois mandatos de Lula deve chegar a 15 milhões. De janeiro de 2003 ao fim de maio de 2010 foram gerados 13.013.131 postos de trabalho.
O ministro acredita que a Copa do Mundo de futebol e as eleições vão aumentar o número de trabalhadores empregados.“A Copa do Mundo e as eleições impulsionam a economia e criam empregos temporários e na indústria. Isso gera um efeito sazonal”, explicou.
Em maio, o setor Serviços contratou mais 86.104 trabalhadores. A agricultura empregou mais 62.247 pessoas e registrou a maior elevação do nível de emprego no mês dentre todos os setores e subsetores de atividade econômica. Esse desempenho, de acordo com o Ministério do Trabalho, está associado à interação entre fatores conjunturais e sazonais, estes relacionados às atividades de cultivo de cana-de-açúcar e café na Região Sudeste.
A Indústria de Transformação criou mais 62.220 postos de trabalho. E, pelo terceiro mês consecutivo, o setor Comércio apresentou desempenho recorde, com a geração de 43.465 empregos, sobretudo no segmento varejista.
Já a Construção Civil teve, em maio, o quinto mês consecutivo de geração recorde de empregos. Contratou quase 40.000 trabalhadores.

terça-feira, 15 de junho de 2010

PT funda núcleo de base no 2º distrito

Cerca de 80 pessoas estiveram presentes na fundação do núcleo do PT de Pessegueiros/2º Distrito. O evento aconteceu no último sábado (12/06), na casa do companheiro Carlinhos e contou com a presença do dep. federal Jorge Bittar, do ex-dep. estadual Nilton Salomão e do vereador Ademir Enfermeiro. 

Durante sua fala, o presidente do PT de Teresópolis, Ary Moraes, reafirmou seu compromisso com o estímulo aos núcleos de base em sua gestão, principalmente em um anos eleitoral:
 
"Nós sabemos que a direita está desesperada com o sucesso do Governo Lula e vem com tudo pra cima da gente nas eleições deste ano. Sabemos também que a grande imprensa vai fazer de tudo para nos prejudicar. Por isso, a formação da militância de base é crucial para fazermos obom debate na sociedade", completou o presidente.

Anfitrião do encontro e um dos coordenadores do núcleo, Carlinhos ressaltou a importância do resgate da militânica do partido:

"Acho que o núcleo é uma instância importante por permitir a participação direta da militância de base. Aqui não existe base de ninguém, todos são sujeitos da política e têm direito a expressar suas opiniões", afirmou. 

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Curso de formação reúne 25 militantes no várzea

O Partido dos Trabalhadores de Teresópolis realizou ontem (13/06) o primeiro curso de formação para militantes na cidade. O curso faz parte da 1ª Jornada Nacional de Formação do PT e foi elaborado pela Fundação Perseu Abramo.

Cerca de 25 militantes participaram do 1º dos três módulos do curso, ministrado pelo companheiro Bruno Moreno, representando a Secretaria de Formação estadual do partido. A aula-palestra foi sobre a história do partido, desde sua fundação até os avanços atuais do Governo Lula.

Para o presidente do PT de Teresópolis, Ary Moraes, o curso é uma grande oportunidade para os militantes conhecerem a história e as bandeiras de luta do partido: 

"O PT tem uma história única em toda América Latina. Somos um partido formado pela convergência dos movimentos sociais, ou seja, já nascemos intimamente ligados às principais lutas do povo brasileiro", disse.

O presidente se mostrou satisfeito com o resultado do curso, mas garantiu que o trabalho deve formação dos militantes deve continuar. Além de mais uma data para a realização dos outros dois módulos do curso, serão realizados eventos de formação nos núcleos de base de Vargem Grande e no recém-fundado núcleo de Pessegueiros.  

quinta-feira, 10 de junho de 2010

PT faz curso de formação neste domingo no Hotel Várzea

 
Companheiros e companheiras,

No próximo domingo, dia 12/06, acontecerá um curso de formação do PT em Teresópolis, que faz parte da 1ª Jornada Nacional de Formação do PT. O curso acontecerá no Hotel Várzea das 9h às 16h. É muito importante a presença de todos e todas, por favor, repliquem este email para o maior numero possível de filiados.

Durante o curso são trabalhados elementos da história do partido e de suas idéias no contexto da história do país.
Cada participante receberá 3 cadernos de formação.  São eles:
  • Caderno 1 Elementos da história do Partido dos Trabalhadores e suas resoluções.
  • Caderno 2 – O Projeto Nacional e a política internacional do PT (Balanço do governo Lula e elementos dos programas de governo desde 1989).
  • Caderno 3 – Articulação do Projeto Nacional, Projetos Regionais e Locais, o fortalecimento do PT e a luta pela hegemonia no país.