sábado, 9 de julho de 2011

PT de Teresópolis expulsa Jorge Mario

Em 8 de julho de 2011 às 19 horas reuniu-se o diretório municipal do PT em Teresópolis, RJ, para analisar o parecer da Comissão de Ética instaurada contra o filiado, o prefeito municipal Jorge Mário Sedlacek e tomar as medidas pertinentes.
 
Lido e debatido o parecer, o diretório, por unanimidade dos presentes de votos como consta da ata da referida reunião, deliberou pela expulsão do filiado com base principalmente nos seguintes fatos graves:
 
  • Abandono pelo prefeito  do programa construído com os partidos da base aliada e com o qual foi eleito: orçamento participativo, gestão democrática e participativa em todos os ógãos da administração, prioridade à agricultura familiar, licitação dos transportes públicos, entre outras questões.
  • Estabelecimento de relacionamento fisiológico e pouco republicano com setores tradicionais de oposição no legislativo em detrimento da participação popular,da transparência das ações administrativas e das articulações da base aliada, procedimento incompatível com a ética petista.
  • Desprezo à posições e opiniões da base aliada e do secretariado fazendo com que quase a totalidade dos secretários e secretárias do início do governo, companheiros e companheiras respeitados pela população,  tenham se demitido por se sentirem desrespeitados e desautorizados.
  • Consolidação junto à população de uma péssima imagem de homem público que envergonha não apenas as melhores tradições petistas como os setores da sociedade que contribuiram decisivamente para a sua eleição, fato comprovado pelas inúmeras manifestações populares contra a sua administração.
  • Imagem pública negativa construida graças aos erros políticos e administrativos cometidos por ele causados pela arrogância, prepotência e incapacidade de ouvir o partido e a base aliada. Tal imagem causa enormes prejuízos à sigla partidária e fortalece os setores nefastos ansiosos por retomarem o poder político em nossa cidade. 
 
Solicitado como segundo ponto de pauta, foi apreciado o comportamento político e a atuação dos vereadores Ademir Enfermeiro e Cleiton Valentim. Também neste caso este diretório municipal posiciona-se pela expulsão de ambos dos quadros partidários por práticas políticas incompatíveis com as boas tradições petistas, muito mais próximas das tradições fisiológicas e das trocas de favores com o Executivo, além de terem descumprido deliberação deste diretório quanto à não assinatura da 1ª CPI proposta para apurar desvios na administração municipal.

Ratificamos a decisão do Diretório Municipal, tomada no dia 15 de abril, onde deliberou pela saída de todos os petistas do goveno municipal. Os membros do PT de Teresópolis se sentem desrespeitados com a presença de petistas de outros municípios no governo municipal, mesmo após a decisão do rompimento do partido com o governo Jorge Mario.
 
 

terça-feira, 5 de julho de 2011

O papel do Congresso na luta por um Brasil sem miséria

Do site do PT - www.pt.org.br

Em mensagem ao Congresso Nacional durante sua cerimônia de posse, a presidenta Dilma Rousseff estabeleceu a erradicação da fome e da miséria como prioridades de seu governo. Seis meses depois, reafirmando seu compromisso, a presidente lançou o Brasil Sem Miséria, um plano inovador que articula ações de diversos ministérios e tem como eixos de atuação a garantia de renda, o acesso aos serviços públicos e a inclusão produtiva da população com renda familiar per capita mensal de até R$ 70. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número chega a 16,27 milhões de brasileiros.

Em linhas gerais, esses recursos vão permitir a ampliação do Bolsa Família e do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA (promovendo a inclusão produtiva dos agricultores familiares); fortalecimento do Fundo Nacional de Assistência Social, que irá viabilizar serviços de proteção social a famílias, crianças e adolescentes; orientação profissional; execução de obras para oferta de água; e o pagamento a famílias em situação de extrema pobreza pela prestação de serviços de conservação de recursos naturais no meio rural.

Especialmente direcionada ao campo, onde um em cada quatro habitantes encontra-se em situação de extrema pobreza, foi editada a Medida Provisória 535/11. Ela institui os programas de Apoio à Conservação Ambiental e de Fomento às Atividades Produtivas Rurais e evidencia o compromisso do Governo Federal com a sustentabilidade ambiental casada à geração de renda no meio rural. O primeiro programa permite que o Governo auxilie financeiramente as famílias extremamente pobres que desenvolvam atividades de conservação de recursos naturais. Já o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais irá estimular a geração de trabalho e renda e promoverá a segurança alimentar e nutricional dos seus beneficiários. Ele também prevê a transferência de recursos para pequenos produtores e ainda disponibilizará serviços de assistência técnica.

A execução do Brasil sem Miséria passa, portanto, pelo Congresso Nacional, que compromete-se em trabalhar pelo sucesso do plano. Nos últimos anos, obtivemos excepcional crescimento econômico, aliado ao desenvolvimento social e à distribuição de renda. Por meio da ação conjunta do Executivo e do Legislativo, conseguimos tirar 28 milhões de brasileiros da pobreza absoluta e 36 milhões entraram na classe média. Mas ainda há muito o que fazer. A Presidência da Câmara dos Deputados, em especial, trabalhará com firmeza e determinação para que as proposições que viabilizam o Brasil Sem Miséria sejam aprovadas na Casa no menor prazo possível. Pois como diria o sociólogo Betinho, "quem tem fome não pode esperar".

Marco Maia (PT/RS) é presidente da Câmara dos Deputados.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Comissão de ética do PT recomenda expulsão de Jorge Mario

   No dia 29 de junho, a Comissão de Ética do PT entregou oficialmente, à executiva do partido, o parecer a respeito do processo instaurado contra o prefeito Jorge Mario Sedlacek, recomendando sua expulsão dos quadros partidários.
  Para a comissão, o Prefeito construiu uma imagem pública negativa graças aos erros políticos e administrativos cometidos por ele. Essa imagem causou enormes prejuízos ao PT e serviu unicamente para fortalecer setores nefastos da nossa cidade, ansiosos por retomarem o poder político.
   No próximo sexta, dia 8, o diretório municipal irá se reunir e deliberar sobre o parecer. O mesmo diretório já aprovou, em reuniões anteriores, a saída do PT do governo Jorge Mario e a abertura de processo contra ele na comissão de ética. Caso a maioria dos membros do diretório aprove o relatório da comissão, o Prefeito estará expulso do partido.

Abandono do programa de campanha

  As recentes manifestações populares contra sua administração demonstram a insatisfação da sociedade pelo fato do Prefeito ter abandonado por completo o programa político pelo qual foi eleito.
  Este programa, construído com os partidos da base aliada e com movimentos representativos da sociedade organizada, sempre foi o norteador das atuações do partido e visava uma gestão democrática e participativa em todos os ógãos da administração, o fim do assistencialismo e da troca de favores, prioridade à agricultura familiar, licitação dos transportes públicos, entre outras questões.

Afastamento dos aliados

  Outro procedimento adotado pelo Prefeito que é incompatível com a ética petista foi o estabelecimento de um relacionamento fisiológico e pouco republicano com setores tradicionais de oposição no legislativo. Este relacionamento deixou a Prefeitura refém de setores retrógrados da política local e afastou aliados de primeira hora.
  A saída do governo da quase totalidade dos secretários e secretárias, em sua grande maioria respeitados e admirados pela população, é um sintoma inequívoco deste afastamento. Homens e mulheres que tiveram suas opiniões desprezadas por um Prefeito autoritário e que nunca se preocupou em ouvir seu secretariado, achando que a função deste é unicamente a de lhe seguir cegamente. 
  O PT reafirma aqui sua tradição de não entregar a nenhum governante um “cheque em branco”. É claro que, como chefe do poder executivo local, o Prefeito tem sempre a palavra final em qualquer assunto. Ele deve, porém, se lembrar sempre que foi eleito democraticamente pelo povo, para por em prática um programa e um projeto político e não para agir como um imperador e fazer o que lhe der na cabeça. 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ComitÊ suprapartidário da campanha de Dilma é inaugurado em Teresópolis

Na último sábado, dia 4, foi inaugurado o comitê suprapartidário da campanha da companheira Dilma em Teresópolis. Cerca de 80 pessoas compareceram à inauguração, que contou com a presença do subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de RElações Institucionais do Governo Federal, que fez questão de vir à cidade prestigiar o evento.

Estavam presentes ainda o prefeito Jorge Mario, o prefeito de Tanguá Carlos Pereira, os vereadores Ademir Enfermeiro, Arley, Major Anderson e Mandinho, o ex-deputado estadual Nilton Salomão, além de representantes dos municípios de São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim e Magé.  

Ao final do encontro, o presidente do PT, Ary Moraes, lançou um calendário de panfletagens e eventos de campanha da Dilma. O calendário ficará afixado no comitê, que funciona na Av. Alberto Torres, 1034 - Alto. Na casa onde funcionava a Finland, logo depois do Hosp. São José.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Corvos pregam golpe - como sempre

Por Emir Sader

A direita sempre foi derrotada por Getúlio. Em 1930, pelo movimento popular que deu inicio ao Brasil moderno. Em 1945, o candidato de Getúlio derrotou o brigadeiro Eduardo Gomes, o próprio Getúlio o derrotou em 1950 e JK, com o mesmo bloco de forças de Getúlio, depois da sua morte, derrotou o general Juarez Távora.

Significativamente a direita sempre apelou para militares. Era o seu espaço de oposição – o Clube Militar, os quartéis. E sempre perdeu. Ia perder de novo em 1960, de novo com um militar de origem, Juracy Magalhães – que foi o primeiro ministro de relações exteriores da ditadura, autor da frase “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”, avô de dirigente tucano baiano -, mas apelou para um aventureiro, de fora dos seus quadros – Jânio. Ganhou, com o símbolo da vassoura e o lema do “Tostão contra o milhão”, mas não levou , como se sabe.

Sempre que perdeu, a direita – que tinha no corvo-mor, Carlos Lacerda, seu principal expoente – apela para conclamar os militares para o golpe. A famosa afirmação de Lacerda: “Juscelino não pode ser candidato. Se for, não pode ganhar. Se ganhar, não pode tomar posse. Se tomar posse, deve ser derrubado.”, expressa, em estado puro o golpismo da direita dos corvos.

Hoje os militares não se prestam para isso e os corvos contemporâneos apelam para o Judiciário, na busca desesperada de impugnar a candidatura vitoriosa da Dilma. E a Marina se soma a esse coro. (Ninguém mais que se julgue de esquerda, progressista, democrático, pode continuar a apoiar a Marina, quando ela se revela abertamente de direita, golpista.)

Nada de surpreendente. Uma direita dirigida por jornais corvos só poderia desembocar no golpismo. Tentar ganhar no tapetão ou tentar desqualificar o processo eleitoral – ultimo apelo da tucanalhada. Perderão como perderam sempre contra o Getúlio, contra o JK e contra o Lula. Fim melancólico de um partido que se pretendia social democrata, implantou o neoliberalismo no Brasil e terminou como corvo golpista.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PT inaugura comitê pró-Dilma pedindo aos militantes que entrem de cabeça na campanha

Fonte: Blog do José Attico

O Partido dos Trabalhadores inaugurou ontem (31) o comitê de campanha da candidata à presidência, Dilma Rousseff, na Avenida Oliveira Botelho, onde funcionava a Finland. Com a presença de secretários da administração Jorge Mario e do próprio prefeito de Teresópolis, o tom dos discursos foi praticamente o mesmo: arregaçar as mangas e entrar, de cabeça, nessa reta final da campanha.

O prefeito Jorge Mario foi o primeiro a falar, chamando a atenção para o fato de que Teresópolis é uma cidade conservadora, uma das poucas em que Lula perdeu a eleição, inclusive no segundo turno de 2006. Jorge Mario lembrou as parcerias com o governo federal e disse que seria ruim para a cidade se Dilma Rousseff vencesse no primeiro turno, mas fosse derrotada no município.

Para o prefeito é muito importante que a candidata do PT obtenha “uma votação histórica” em Teresópolis. Segundo Jorge Mario, Sérgio Cabral, de acordo com pesquisa do governo do Estado, tem 74% dos votos de eleitores do município e Dilma, embora em crescimento, ainda está em torno dos 30%.

“Precisamos começar o convencimento em casa, com os parentes, depois vamos para os amigos, vizinhos e pessoas próximas e assim por diante. Agora é a hora, a campanha não pode ficar morna nesse momento”, discursou.

Jorge Mario disse, ainda, que está pedindo votos até por telefone e que “é preciso encher a paciência do eleitor”. O prefeito lembrou que os militantes presentes à inauguração do comitê “são formadores de opinião e devem lutar para marcar a história da cidade dando uma vitória, por larga margem, à candidata da coligação de partidos encabeçada pelo PT. Não é fácil, não é mole, mas tenho confiança de que vamos chegar lá”.

Depois de ter se despedido, Jorge Mario voltou ao microfone para explicar como tem convencido eleitores a votar em Dilma Rousseff. Segundo ele, a melhor abordagem é perguntar ao eleitor se a vida dele melhorou nos últimos anos e a partir daí lembrar que isso aconteceu no governo Lula. Em seguida, explicar que isso só terá continuidade caso Dilma seja eleita.

O presidente do PDT de Teresópolis e secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, Marcão, disse que o governo Lula foi o que mais avançou na história recente do país na questão do emprego. Lembrou que nunca o Brasil teve, no exterior, o respeito e o reconhecimento que tem agora e que nunca se investiu tanto em capacitação.

Para Santos, a melhor maneira de conseguir votos para Dilma Rousseff “é simplesmente falar a verdade, enumerando o que Lula tem feito pelo país”. Marcão disse, ainda, que não vê dificuldades em fazer com que Dilma chegue a vencer as eleições em Teresópolis e concordou com Jorge Mario no sentido de que a campanha deve começar na casa. O secretário de Trabalho concluiu seu discurso com um “Dilma na cabeça”, frase cunhada pela militância do PDT nos tempos de Leonel Brizola.

O secretário de Esporte e Lazer, Leandro Aschar, lembrou que o essencial na campanha é associar o nome de Dilma Rousseff ao governo Lula. “O que parece óbvio é fundamental, precisamos apenas dizer que Dilma é a candidata de Lula”. Na mesma linha, a secretária do Orçamento Participativo, Denise Lobato, contou que foi confundida com a candidata do PT quando fazia panfletagem na Calçada da Fama.

“Eu pedi a uma senhora que votasse na Dilma e ele me perguntou se eu era a própria”. Denise disse que está um pouco assustada com os números da campanha. “Essa dianteira me deixa intranquila, os adversários não vão deixar barato. Até a última hora podem acontecer tentativas de golpe contra a eleição de Dilma”.

Em seguida, falaram os militantes do PT de Guapimirim, Reginaldo Valério Rosa e de São José do Vale do Rio Preto, João Carlos Rabello. Rosa lembrou que, além de Dilma Rousseff, é necessário que o PT e partidos coligados elejam uma grande bancada. Disse que em Guapimirim os nomes de candidatos a deputados e senadores estão sendo levados aos eleitores numa campanha conjunta.

João Carlos Rabello, ex-vereador em São José do Vale do Rio Preto, lembrou que “a direita está no poder há 24 anos na cidade e que embora a vida do homem comum tenha melhorado nos últimos anos, forças políticas locais, reacionárias, estão, sistematicamente, assustando os eleitores, através de um esquema de boatos, o que torna a luta muito difícil no município”.

Rabello agradeceu o esforço do presidente do PT de Teresópolis, Ary Moraes e disse que é necessário estreitar relações com Teresópolis, que fica a 40 minutos da cidade, para buscar estratégias que façam com que a campanha do PT avance naquele município.

O presidente do PT de Teresópolis antes de dar início à discussão dos próximos eventos de campanha, disse que é necessário “varrer práticas políticas como o clientelismo & similares, assim como foi varrido (com a eleição de Jorge Mario) o crime organizado em Teresópolis”. Moraes lembrou que no próximo dia 11 haverá uma festa da vitória comemorativa de um ano da retirada do pedágio de Três Córregos.

“São Paulo é hoje o estado que tem os pedágios mais caros do mundo”, lembrou o presidente de PT. “Votar em José Serra é militar pela volta do pedágio”, lembrou. OPartido dos Trabalhadores volta a se reunir, no mesmo local, no dia 15 de setembro, às 19:00.

Texto: José Attico



segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Panfletagem da última sexta é destaque em blog da cidade

O blog do jornalista José Áttico destacou a panfletagem feita pelo PT de Teresópolis na última sexta, na Calçada da Fama.

A panfletagem acontecerá todas as sextas, de 12h às 13h, no mesmo local.

É importante a participação de todos e todas militantes do partido. Participe!

Para ver a notícia no blog do Áttico clique no link. http://www.blogdojoseattico.com.br/detalhe.asp?codigo=1447&canal=Teresopolis