sábado, 17 de abril de 2010

O Rio, o pré-sal e o futuro do nosso país

Por Robson Leite *
(Originalmente publicado no Jornal do Brasil de 13/04/10)
Com a descoberta de petróleo na camada pré-sal, abriu-se um novo período de debates sobre a exploração estratégica desta riqueza nacional. Em pouco mais de um ano, o país foi do otimismo ufanista da descoberta à disputa pelos recursos oriundos dos royalties, resultando na irresponsável emenda do deputado Ibsen Pinheiro.

O advento do pré-sal nos trás muitas possibilidades e deve ser aproveitado para o desenvolvimento nacional da melhor maneira possível, destinando o produto do seu lucro ao investimento em educação e em políticas sociais inclusivas.

Neste sentido, uma questão fundamental para que os recursos do pré-sal tenham melhor aproveitamento é a utilização do sistema de partilha, ao invés do sistema de concessão, em vigor até os dias atuais. No sistema de partilha, o óleo retirado deixa de ser da empresa concessionária e passa a pertencer à União. Assim, fica garantido que, mesmo quando a Petrobras não for a responsável pela exploração do óleo, os recursos cumpram o objetivo previsto de garantir o desenvolvimento do país através de quem tem a função de promovê-lo: o estado.

Na mesma lógica, o fortalecimento da Petrobras é estrategicamente importante para garantir vantagens competitivas na atuação nacional e internacional da empresa, privilegiando o desenvolvimento do país. A Petrobras foi designada com exclusividade para ser a operadora do pré-sal, por possuir grande conhecimento a respeito das bacias sedimentares brasileiras e por ser a maior empresa do mundo em exploração de petróleo em águas profundas, apresentando as melhores condições estruturais para uma empreitada de tal porte.

Para administrar os contratos de exploração do pré-sal, será criada a Petrosal – uma empresa estatal enxuta em termos de recursos humanos e com a missão estratégica de ser “os olhos” da União no gerenciamento da exploração dessa importante riqueza – que contará com os melhores técnicos nesse tema e que forem aprovados em concurso público. Ou seja, de forma republicana e transparente.

O Fundo Social proposto pelo governo federal cumprirá uma função histórica, pois é a garantia de que os recursos sejam mais bem aproveitados socialmente, possibilitando um maior desenvolvimento econômico e social do país e impedindo, assim, que se prolifere o que se convencionou chamar de “maldição do petróleo” – a manutenção de baixos Índices de Desenvolvimento Humano nos municípios produtores. Não podemos esquecer também que os recursos provenientes desta riqueza devem ser destinados, em parte, para reparar o impacto socioambiental atual e futuro da atividade nestes municípios.

Também há um aspecto importantíssimo nesse debate que o Congresso Nacional, infelizmente, deixou de lado: a enorme perda de arrecadação que o estado do Rio de Janeiro tem com o ICMS do petróleo. Esse imposto funciona de forma diferente para o petróleo: é cobrado apenas no destino deixando o estado produtor à míngua. Os royalties também funcionam como uma espécie de “compensação tributária” para essa perda. Se os royalties vão mudar, por que não mudar também a forma de cobrança do ICMS do petróleo?

Além de ignorar estes aspectos, a emenda Ibsen não leva em consideração o impacto da perda destes recursos para as contas dos municípios produtores. A manutenção desta emenda representaria um enorme rombo e colocaria o estado do Rio de Janeiro em situação de quase insolvência.

Ao contrário das verbas do pré-sal, que seriam novos recursos, os estados e municípios produtores contam com o dinheiro da divisão dos royalties do petróleo explorado atualmente para arcar com seus compromissos. Por isso, a população do Rio de Janeiro foi para as ruas reivindicar corretamente que esta emenda seja barrada.

Mesmo que haja falhas e falta de transparência na aplicação destes recursos, a sua má utilização por alguns municípios não pode servir de desculpa para o assalto aos cofres públicos do estado. A verdadeira discussão que devemos promover é acerca do que deve ser feito com os recursos advindos dos royalties e como a sociedade pode intervir na decisão sobre sua alocação.

Precisamos debater uma legislação específica que delimite a utilização desta verba para áreas como educação, ciência e tecnologia e políticas sociais, visando ao desenvolvimento futuro e à melhoria da qualidade de vida da população. Se é verdade que muitos municípios produtores de petróleo utilizam de forma irresponsável estes recursos, também é certo que podemos aumentar o controle social sobre o dinheiro dos royalties através de medidas simples, como a implantação de comitês gestores e a vinculação de novos repasses à uma prestação de contas detalhada.

Outra forma eficiente de controle social é a implantação de programas de orçamento participativo – forma de gestão orçamentária democrática, onde a população tem voz ativa no processo de alocação dos recursos públicos – nestes municípios. O orçamento participativo tem o potencial de aumentar a transparência com os gastos públicos e melhorar sua alocação, já que a população raramente aceita que o dinheiro público seja gasto de forma eleitoreira. Em nosso estado, esta experiência já é adotada pelas prefeituras de Teresópolis e Rio das Ostras, e seu uso deveria ser estimulado em outros municípios.

A situação de Rio das Ostras é um exemplo de como esta pode ser uma solução interessante para o problema. Apesar da timidez do processo de participação popular atualmente em curso na cidade, é possível acompanhar uma evolução na qualidade dos gastos públicos a médio e longo prazo. Afinal, este é um município que ficou famoso por gastar rios de dinheiro em luxuosas – e ao mesmo tempo lamentáveis – empreitadas, como a colocação de porcelanato no calçamento da orla, e atualmente é considerado um dos que gastam melhor o dinheiro de royalties do petróleo, tendo aumentado sensivelmente os aportes de recursos em saneamento básico e educação, seguindo a escolha popular.

* Robson Leite é professor universitário, petroleiro, educador popular, escritor e autor do livro "Fé e Política se Misturam? Uma reflexão necessária". E-mail: feepolitica@terra.com.br

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dilma empatou com o Serra


Do site: www.pt.org.br 

Pesquisa do Instituto Sensus divulgada nesta terça-feira (13) indica empate técnico entre os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na sucessão presidencial de outubro. A sondagem, encomendada e divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo (Sintrapav), mostra Serra com 32,7 % das intenções de voto e Dilma, com 32,4 %. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 %.

O deputado Ciro Gomes (PSB) aparece com 10,1 % e a senadora Marina Silva (PV), com 8,1 %. No cenário sem Ciro Gomes, Serra fica com 36,8 %, Dilma com 34,0 % e Marina, com 10,6 %. Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre 5 e 9 de abril em 136 municípios de 24 Estados.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Serra também mostra um empate técnico. O candidato tucano tem 41,7% dos votos válidos, enquanto a candidata petista atrai 39,7% dos eleitores consultados, dentro da margem de erro. Os votos brancos e nulos chegam a 10,1% e 8,5% das pessoas ouvidas não responderam.

Dilma lidera pesquisa espontânea

O Sensus também realizou a pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado. Dilma, então, aparece em primeiro lugar, com 16%. O presidente Lula, que não será candidato nas próximas eleições, tem 15,3%. Serra aparece em terceiro com 13,6%. Marina tem 2,5% e Ciro, 1,6%.

O levantamento analisou ainda a rejeição dos candidatos e a capacidade de transferência de votos de Lula e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Marina Silva é a que tem maior taxa de rejeição: 30,7% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum dela. A taxa de rejeição de Serra é de 28,1%, a de Ciro, de 27,9% e a de Dilma, de 26,3%.

Já Lula é o que tem maior capacidade de transferir votos: 24,7% dos eleitores afirmaram que o candidato do Lula é o único no qual votaria, enquanto 36,9% dizem que poderiam votar nele. Já para Fernando Henrique, esses percentuais são, respectivamente, de 5,1% e 23,3%. Outros 19,3% disseram que não votariam no candidato de Lula, enquanto 49,9% não votariam no candidato de FHC.

Cresce avaliação positiva do governo

Ainda segundo o levantamento realizado pelo Instituto Sensus, a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de 72,8%. O governo Lula é ótimo para 27,2% e bom para 45,6% dos eleitores. Outros 20,2% consideram o governo regular, enquanto 2,6% o avaliam como ruim e 3,3% como péssimo. Não souberam ou não quiseram responder 1,2% dos eleitores. Na última pesquisa Sensus que avaliou o governo Lula, ele aparecia com aprovação de 71,4%.

Oposição sem projeto

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, disse que não é hora de subir no salto alto e que só comemora o resultado de eleição. “Eu não comemoro pesquisa. Eu acho que eles vão ficar empatados até o começo da campanha, no meio do ano”, afirmou.

Para Dutra, as críticas da oposição sobre o desempenho da ministra na pré-campanha se revelaram factóides. Na semana passada, durante viagem de Dilma a Minas Gerais , lideranças do PSDB, DEM e PPS disseram que ela “escorregou” ao sugerir uma parceria com o governador do Estado, Antonio Anastasia. “Só mostra como eles criam factóides. Eles estão sem discurso, sem projeto”, reagiu.
Para o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), a ministra Dilma vem crescendo de forma consistente nas pesquisas porque, dos candidatos colocados, "é a única que pode consolidar e aprofundar as conquistas sociais, políticas e econômicas do governo Lula".

O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), avaliou que o resultado da pesquisa confirma o crescente conhecimento pela população de quem é a ex-ministra Dilma Rousseff. "A nossa expectativa é do crescente reconhecimento de que ela é a continuidade do governo do presidente Lula. É a figura que, de fato, tem condições de dar prosseguimento à obra de desenvolvimento, crescimento, geração de renda e progresso para o nosso país", disse.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Nota de Pesar

O Partido dos Trabalhadores vem a público manifestar seu pesar diante do falecimento do advogado José Carlos Souza.

Souza foi um dos fundadores do PT em nossa cidade e presidente do partido por três mandatos.

Durante a campanha do prefeito Jorge Mario teve uma atuação destacada, sendo um dos maiores articuladores de sua eleição. Participou intensamente da vida política do município, como Vereador e Secretário Municipal.

Apesar de não se encontrar nos quadros do nosso partido há alguns anos - atualmente militava no PPS - fica aqui a singela homenagem a um companheiro que teve grande destaque na história do PT em Teresópolis. 

terça-feira, 13 de abril de 2010

22 dias de mobilização pelo voto aos 16 anos


Nos próximos 22 dias a Juventude do PT estará mobilizada para que os jovens que já têm, ou irão completar 16 anos até o dia 03 de outubro, tirem o seu título de eleitor e votem nestas eleições.

O prazo para o alistamento eleitoral termina no dia 05 de maio, e para tirar o título o jovem deve comparecer até o cartório eleitoral mais próximo da sua residência, munido de documento de identidade e comprovante de residência. Os trâmites podem ser adiantados através do Título Net, no site do TSE (http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm).

As escolhas da juventude mudam a história
Com esta campanha a Juventude do PT convoca os jovens brasileiros a participar da política e fazer parte da construção deste novo país que tem sido fruto do governo Lula.

A JPT irá realizar durante estes dias diversas atividades. A Internet em particular, será um importante espaço de mobilização, confira abaixo as ações:

Página Especial – No Portal da JPT, na página www.jpt.org.br/votoaos16, estará o hot site da campanha. Nele será possível baixar as artes, o jingle e assistir os vídeos.

Twitter – No microblog, estaremos mobilizando com a tag #votoaos16. Através dela estamos convidando os jovens a falarem da importância do primeiro voto, da participação política e como as escolhas da juventude mudam a história. O perfil da Juventude do PT no Twitter é www.twitter.com/JPT13.

You Tube – Através do site de vídeos, estamos convocando a militância a falar em 30 segundos sobre o primeiro voto e como a eleição deste ano é importante para que o Brasil continue mudando. É só gravar, subir para o You Tube e enviar o link para o e-mail portaljpt@gmail.com, os vídeos serão divulgados na página especial da campanha no Portal da JPT.

I Seminário de Mulheres Jovens

A JPT do Rio de Janeiro, em parceria com Secretaria Estadual de Mulheres do
PT, realizará nos dias 17 e 18 de abril o I Seminário Estadual de Mulheres Jovens do PT - construindo o feminismo.

O encontro, que será em Teresópolis, é resultado dos Seminários Nacionais de Mulheres Jovens do PT e tem como objetivo iniciar um processo de formação e de consolidação do debate feminista no interior do partido.

Estão sendo oferecidas 40 vagas. Alimentação e transporte serão garantidos pela organização do encontro.

Peça sua ficha de inscrição pelo email seminariomulheresjptrj@gmail.com.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

sexta-feira, 9 de abril de 2010

1º Diálogos com a Sociedade atrai 160 pessoas

por Rodrigo Mathias


Cerca de 160 pessoas estiveram presentes na palestra do ex-governador do Rio Grande do Sul, o companheiro Olívio Dutra,  sobre Orçamento Público e Participação Popular, na última quarta-feira, no CEAC. 

A palestra foi a primeira da série “Diálogos com a Sociedade”,  promovida pela nova direção do PT de Teresópolis. A série trará um convidado diferente por mês, para debater com a sociedade políticas públicas que ampliem a democracia e a justiça social na cidade.

Olívio veio a Teresópolis, atendendo a nosso convite, para contribuir com o processo de participação popular atualmente em curso na cidade. O ex-governador foi o primeiro prefeito a implantar o Orçamento Participativo, em 1989, durante sua administração na cidade de Porto Alegre.

Durante sua intervenção, Olivio conclamou a sociedade teresopolitana a participar das reuniões do OP, por ser este um instrumento importante para a democratização da sociedade:

“Não podemos achar que somos cidadãos apenas de quatro em quatro anos. É importante votarmos em bons representantes para o legislativo e para o executivo, mas uma verdadeira democracia só é possível quando existe uma participação popular direta e ativa”, afirmou.

Durante cerca de uma hora, o ex-governador deu uma aula para a platéia sobre governança popular e democrática. Olívio aproveitou para dar algumas dicas para a Prefeitura sobre como conduzir este processo:

“Em nossa experiência à frente da administração de Porto Alegre percebemos que é importante que todo o governo e todos os técnicos da prefeitura estejam comprometidos com o OP. O ideal em qualquer sociedade é que possamos aliar o conhecimento do corpo técnico com as verdadeiras necessidades da sociedade, expressas pela população durante as reuniões”, sentenciou, parabenizando o prefeito Jorge Mario pela iniciativa de implantar o OP na cidade.

Jorge Mario agradeceu a cortesia ressaltanto o exemplo de homem público que Olivio Dutra sempre foi. O Prefeito aproveitou para contar uma conhecida história a respeito do convidado:

“Além da retidão e compromisso com a democracia que sempre demonstrou, Olivio deu um exemplo  de humildade ao retornar para o trabalho no Banco do Rio Grande do Sul um dia depois de deixar de ser prefeito de Porto Alegre, mostrando para a população que era um cidadão como qualquer outro. É muito importante para o nosso país a existência de políticos como este”, contou.     
 
Já o presidente do PT de Teresópolis, Ary Moraes, frisou a importância de um evento como este para a sociedade teresopolitana, afirmando que o partido queria inaugurar uma nova época na vida política do município:

“Sabemos que nossa cidade não tem uma tradição muito grande de debate e participação popular, mas pensamos que isso pode e deve mudar. Este diálogo que estamos promovendo com a população de teresópolis é muito importante para que possamos por em prática o projeto de mudança que propusemos para a Teresópolis”.

Fique atento para o próximo Diálogo com a Sociedade!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Teresópolis será sede da 2ª Conferência de Economia Solidária da Região Serranan

Neste sábado acontecerá a 2ª Conferencia de Economia Solidária da Região Serrana. 

O evento acontecerá na Escola Municipal Lino Oroña, a partir das 8h30. 

A presença dos militantes do PT é muito importante para que possamos eleger o maior número de delegados possível para a etapa estadual e nacional.

Mais informações no email  segundaconres@hotmail.com

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Olívio Dutra estréia a série "Diálogos com a Sociedade"

por Rodrigo Mathias

Na próxima quarta-feira (7), o ex-prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra estará em Teresópolis para dar a primeira palestra da série "Diálogos com a Sociedade", promovido pela Direção Municipal do PT. O objetivo desta série de palestras é o de criar um espaço de debate na sociedade teresopolitanta sobre politicas públicas que ampliem a democracia e a justiça social. 

Em sua intervenção, Olivio Dutra falará a respeiro da participação popular na confecção do Orçamento Público.A escolha do ex-prefeito de Porto Alegre não poderia ser mais correta, visto que sua gestão à frente da administração da capital gaúcha (1989-1993) é reconhecida nacional e internacionalmente como um modelo de democracia e participação popular, tendo sido o primeiro prefeito a implantar o Orçamento Participativo.

A experiência do OP de Porto Alegre serve de referência até os dias atuais para as centenas de cidades do Brasil e do mundo que implantaram o OP, incluindo Teresópolis.

Além de ter sido Prefeito de Porto Alegre, Dutra também foi Governador do Rio Grande do Sul, onde implantou o primeiro OP estadual, Deputado Federal e Ministro das Cidades.  

A palestra intitulada “Orçamento Público e Participação Popular” acontecerá no dia 7 de abril, às 19h, no auditório do CEAC, na Praça Santa Tereza. Este evento é organizado pelo Partido dos Trabalhadores, mas será aberto para que toda a sociedade teresopolitana tenha a oportunidade de conhecer um pouco mais esta experiência pioneira. 
* Foto: Divulgação PT Rio Grande do Sul