quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Deputados Molon e Salomão participam do Gabinete de Rua com Claudio Mello

Do Site do vereador Claudio Mello

Longe dos Gabinetes fechados, dos tapetes vermelhos, dos ar condicionados, mas na rua, perto da população, olhos nos olhos,  face a face, sem medo de ser feliz. Ouvindo críticas, algumas caras feias, alguns muxoxos, algumas cabeças que balançavam negativamente. Mas muitos sinais de apoio, sinais de positivo, palavras de estímulo, sorrisos de aprovação, olhares de esperança. Assim aconteceu, em 26 de agosto de 2011,  a 16ª edição do Gabinete de Rua do vereador Cláudio Mello(PT), que teve as ilustres participações  do Deputado Federal Alessandro Molon(PT) e do Deputado Estadual Nilton Salomão(PT).

Após permanecer por mais de uma hora dialogando com várias pessoas que passava pela esquina da Calçada da Fama com Travessa Portugal, Cláudio Mello subiu no banquinho do Gabinete de Rua e prestou contas do seu mandato na Câmara Municipal. Entre outros assuntos abordados pelo edil, solicitou o apoio do Deputado Federal Molon, para que atue junto ao BNDES, Caixa Econômica e ao Banco do Brasil para agilizar a liberação dos empréstimos aos microempresários da Região Serrana e de modo especial para os de Teresópolis. Mais a frente afirmou a independência do Partido dos Trabalhadores de Teresópolis e de seu mandato frente ao governo provisório do prefeito interino Arley de oliveira Rosa(PMDB). Fez questão de frisar que nem ele, nem o Partido indicaram, nem vão indicar ninguém para esse governo. Dizendo que irá ter uma postura crítica e de fiscalização, mas quando o executivo encaminhar para o Legislativo assuntos que são de interesse da população, ele vai votar favoravelmente. Aproveitou para defender Eleições Diretas Complementares para um eventual mandato “tampão”, caso se consume a cassação do prefeito afastado Jorge Mário. Lembrou que, ainda em janeiro ingressou na Justiça, juntamente com o Deputado Salomão, contra as empresas RW e Vital Engenharia, por suspeitas de irregularidades. O que veio a se confirmar mais adiante. Lembrou que o PT cortou na própria carne, quando expulsou o prefeito e dois vereadores. Finalizou, exaltando a solidariedade, desde a primeira hora, do Deputado Molon. Assim como, a firmeza de Salomão ao entrar junto na Justiça.

O Deputado Salomão subiu ao banquinho para prestar contas de mandato na Assembléia Legislativa, sobretudo sua atuação como Relator da Comissão que apura as responsabilidades na tragédia da região serrana. Iniciou sua participação afirmando que Cláudio Mello é respeitado por sua atuação no campo ético, por sua ousadia, por sua coragem de mexer em um “vespeiro”. Citou depoimento de um empresário prestado na CPI da Tragédia na Serra, onde o mesmo afirmou que para receber o que teria direito, teve que pagar propina na prefeitura de Teresópolis. Destacou, ainda, que o Diretório Municipal do PT teve coragem de tomar decisões. Exortou os presentes a construírem uma agenda positiva, não só para a reconstrução física do município, mas sobretudo uma reconstrução da auto-estima da população de Teresópolis. Concluindo, frisou que Cláudio Mello tem em sua história a capacidade de fazer enfrentamentos e isso nem sempre agrada a todos. Mas todos que acompanham o trabalho do vereador, estão orgulhosos de sua atuação.

Integrante de uma lista de oito parlamentares do Congresso Nacional que melhor representam a população brasileira, eleito pelos jornalistas que cobrem aquela Casa Legislativa, o jovem  Deputado Federal Alessandro Molon(PT), membro da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, também subiu no banquinho para prestar contas, iniciou seu discurso afirmando que Cláudio Mello honra sua família, o PT e a população de Teresópolis com seu mandato, que foi corajoso ao denunciar a corrupção. Ressaltou que a pior coisa que existe é as pessoas acreditarem que na política não há gente de bem. Pois se acreditarem nisso, se desinteressam pela política, e isso é tudo que os maus políticos querem para agirem com desenvoltura. Por isso, temos que enfrentar pessoas que vão para a política para se servir e não para servir, afirmou. Lamentou as duas tragédias que Teresópolis foi vítima : a das chuvas e a da corrupção. Felicitou o PT local por  ter expulsado aquele que não deveria ter entrado no partido. Finalizou parabenizando o edil Cláudio Mello por prestar contas do seu mandato na rua. Pois, lugar de parlamentar é na rua, para ser cobrado, ser exigido, ser apoiado, ser sustentado. E frisou, esteja cada vez mais na rua. Elogiou o Boletim Informativo do Mandato, onde o vereador presta contas dos primeiros seis meses deste ano, que naquele  dia atingiu a marca de 1000 exemplares distribuídos...













quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Declaração do vereador Claudio Mello sobre o novo governo

Venho manifestar a população que embora tenha participado da primeira reunião do prefeito interino Arlei com os Vereadores, não IREI indicar nenhum SECRETÁRIO e nem fui responsavél por nenhum nome já divulgado na imprensa como novos secretários municipais, nem faremos parte do Governo . Nosso apoio nesse momento dificil que passa nossa cidade se dará com nossa FISCALIZAÇÃO atenta ao governo municipal. 

Seguirei votando na Câmara a favor das matérias que julgarmos ser de interesse da População e pro bem da cidade. O PT irá se reunir na próxima sexta-feira para discutir e formalizar qual será seu posicionamento frente ao novo governo municipal. Entretanto adianto que em contatos individuais com membros da executiva municipal do PT, o sentimento é de ajudar a cidade, mas sem participar do governo ARLEI.

Diante das informações trazidas pelo depoimento dos donos da Construtura RW de Teresópolis, a CPI da Alerj que apura se houve omissão dos gestores públicos na tragédia da Região Serrana, defendo que a Comissão Processante acelere seus trabalhos para que o relatório final seja apresentado o mais BREVE possível, com o pedido de AFASTAMENTO DEFINITIVO do Jorge Mário ,pois ele não possui mais condições políticais e nem tem mais LEGITIMIDADE para permanecer a frente da PMT, mesmo que ganhe a liminar no TJ, pra voltar ao cargo. Defendo NOVAS ELEIÇÕES DIRETAS, para Prefeito de Teresópolis. Não há legitimidade se não houver o VOTO da população. ELEIÇÕES COMPLEMENTARES é o caminho que dará legitimidade ao próximo prefeito que precisa dela para ter o APOIO social, político Institucional que irá colocar Teresópolis no caminho da RECONSTRUÇÃO Moral, e Administrativa.

Abraços e mãos a obra!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Rui Falcão: candidaturas de 2012 devem estar sintonizadas com os movimentos sociais


O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou nesta quinta-feira (28) que os candidatos do partido nas eleições do ano que vem devem dar atenção especial às reivindicações dos movimentos sociais.

“Nosso sucesso em 2012 depende, em grande parte, de que as campanhas estejam sintonizadas com as plataformas dos movimentos. Existem várias bandeiras que ainda precisam ser transformadas em realidade institucional”, disse Falcão, durante encontro promovido pela Secretaria Nacional de Movimentos Populares do PT, em São Paulo.

O encontro, que reúne representantes de setoriais petistas da região Sudeste, tem por objetivo debater a pauta política e organizar os coletivos para o processo de renovação das direções que ocorre no fim do ano.
Os debates com representantes as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste acontecem em 11 de agosto, em Brasília.

Em sua fala, Falcão lembrou que tem percorrido o país num roteiro que cobrirá todas as capitais até setembro. Numa segunda etapa, após o 4º Congresso Extraordinário do PT, estão previstas agendas regionais e temáticas.

“A ação dos setoriais pode ajudar muito na preparação e na participação destes encontros”, concluiu.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Claudio Mello faz Gabinete de Rua nesta sexta

O vereador Claudio Mello (PT) fará mais uma uma edição do seu GABINETE DE RUA nesta SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011, ÀS 13H, na CALÇADA DA FAMA , esquina da Rua Francisco Sá com Travassa Portugal. 

Mais uma vez o companheiro demonstra seu compromisso com um mandato participativo, transparente e democrático.

Todos estão convidados. Compareçam!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Deputado e Vereador do PT alertaram sobre irregularidades nas licitações da Prefeitura de Teresópolis

Vereador Claudio Mello e Deputado Nilton Salomão foram os primeiros a alertarem a população sobre as irregularidades das dispensas de licitação para a remoção dos entulhos da tragédia. No dia 28 de janeiro ambos entraram com uma ação popular contra esta medida da Prefeitura.

As recentes reportagens do jornal O Globo e da TV Globo parecem demonstrar que os companheiros estavam certos no mérito da questão. Agora é torcer para que a justiça seja feita.

Acompanhe abaixo uma matéria da INTERTV sobre a ação popular feita pelos dois parlamentares.

 

sábado, 9 de julho de 2011

Expulsão ainda que tardia


Numa reunião que durou exatos 60 minutos, o diretório do Partido dos Trabalhadores de Teresópolis expulsou de seus quadros o prefeito Jorge Mario Sedlacek e os vereadores Clayton Valentim e Ademir Enfermeiro.

Na prática os interessados até podem recorrer à instâncias superiores do partido, mas a presença do presidente do diretório regional, Jorge Florêncio, observador atento da reunião, foi um indicativo de que haverá dificuldades para o retorno do trio ao PT.

Por outro lado a decisão do diretório pavimenta o caminho para que o prefeito de Teresópolis e os dois vereadores busquem novos rumos, sem maiores riscos de perderem os mandatos.

Jorge Mario, que nunca teve sequer um cacoete petista, já viu – a informação é de pessoas filiadas ao próprio partido - negado o refúgio que procurou no PMDB. Segundo outras fontes, vai abrigar-se no futuro PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

É bom lembrar que o agora ex-petista foi eleito num momento em que dois terços do eleitorado tinham em mente impedir o retorno de Mario Tricano - líder de rejeição nas pesquisas - à prefeitura municipal. Na undécima hora o candidato petista foi escolhido porque os eleitores o julgaram em melhores condições de derrotar o ex-prefeito.

Até mesmo o tradicional conservadorismo do eleitor teresopolitano foi momentaneamente esquecido para dar a vitória a Jorge Mario Sedlacek. Na eleição seguinte, para presidente da república, o PT, com apoio reticente do prefeito, foi fragorosamente batido nas urnas.

A postura de Jorge Mario Sedlack, desde o início do mandato, foi a de alguém que assumiu “para dirigir sozinho os negócios”. Alguns de seus companheiros de primeira hora, gente que trabalhou duro na campanha e até mesmo os primeiros indicados por deputados amigos foram descendo do ônibus. Ou sendo expulsos dele.

Nesse grupo estavam pessoas com as quais o prefeito parecia ter laços mais ou menos profundos e que deveriam, supunha-se, ser convocadas para opinar no dia a dia da administração.

Não foram. Os laços acabaram desfeitos e a competência de quadros importantes na prefeitura foi sendo paulatinamente substituída pela incerteza pontuada pela presença de desconhecidos. Alguns deles chegando acompanhados de históricos desabonadores e aventuras nem sempre bem sucedidas em outros municípios.

As primeiras atitudes do novo prefeito já revelavam um caráter egocêntrico, narcisista, prepotente, ávido pelo mando. Mas também incapaz de permitir que, já nas primeiras semanas de seu mandato, as suspeitas de corrupção começassem a rondar sua triste figura.

Ao episódio dos caminhões de lixo que seriam contratados sem licitação - uma operação barrada pela Câmara Municipal - seguiram-se novas licitações suspeitas, suspeitas de adulteração no Diário Oficial, contratações de empresas sem endereço e outras estrepolias.

O prefeito conseguiu nas ruas a mesma unanimidade obtida ontem no diretório do PT. Seu projeto de oito anos à frente do executivo municipal está inexoravelmente falido e, a não ser um pequeno grupo de interessados em participar do “banquete”, sua popularidade nas ruas e botequins da vida é igual a zero.

A expulsão de Jorge Mario do PT, claro, não liberta Teresópolis de sua pífia administração e seus irrecuperáveis desatinos. O preço a pagar ainda terá que ser avaliado, mas os próximos anos serão necessariamente, de recuperação do retrocesso. Jorge Mario sai do PT pela porta dos fundos.

PT de Teresópolis expulsa Jorge Mario

Em 8 de julho de 2011 às 19 horas reuniu-se o diretório municipal do PT em Teresópolis, RJ, para analisar o parecer da Comissão de Ética instaurada contra o filiado, o prefeito municipal Jorge Mário Sedlacek e tomar as medidas pertinentes.
 
Lido e debatido o parecer, o diretório, por unanimidade dos presentes de votos como consta da ata da referida reunião, deliberou pela expulsão do filiado com base principalmente nos seguintes fatos graves:
 
  • Abandono pelo prefeito  do programa construído com os partidos da base aliada e com o qual foi eleito: orçamento participativo, gestão democrática e participativa em todos os ógãos da administração, prioridade à agricultura familiar, licitação dos transportes públicos, entre outras questões.
  • Estabelecimento de relacionamento fisiológico e pouco republicano com setores tradicionais de oposição no legislativo em detrimento da participação popular,da transparência das ações administrativas e das articulações da base aliada, procedimento incompatível com a ética petista.
  • Desprezo à posições e opiniões da base aliada e do secretariado fazendo com que quase a totalidade dos secretários e secretárias do início do governo, companheiros e companheiras respeitados pela população,  tenham se demitido por se sentirem desrespeitados e desautorizados.
  • Consolidação junto à população de uma péssima imagem de homem público que envergonha não apenas as melhores tradições petistas como os setores da sociedade que contribuiram decisivamente para a sua eleição, fato comprovado pelas inúmeras manifestações populares contra a sua administração.
  • Imagem pública negativa construida graças aos erros políticos e administrativos cometidos por ele causados pela arrogância, prepotência e incapacidade de ouvir o partido e a base aliada. Tal imagem causa enormes prejuízos à sigla partidária e fortalece os setores nefastos ansiosos por retomarem o poder político em nossa cidade. 
 
Solicitado como segundo ponto de pauta, foi apreciado o comportamento político e a atuação dos vereadores Ademir Enfermeiro e Cleiton Valentim. Também neste caso este diretório municipal posiciona-se pela expulsão de ambos dos quadros partidários por práticas políticas incompatíveis com as boas tradições petistas, muito mais próximas das tradições fisiológicas e das trocas de favores com o Executivo, além de terem descumprido deliberação deste diretório quanto à não assinatura da 1ª CPI proposta para apurar desvios na administração municipal.

Ratificamos a decisão do Diretório Municipal, tomada no dia 15 de abril, onde deliberou pela saída de todos os petistas do goveno municipal. Os membros do PT de Teresópolis se sentem desrespeitados com a presença de petistas de outros municípios no governo municipal, mesmo após a decisão do rompimento do partido com o governo Jorge Mario.