segunda-feira, 10 de maio de 2010

Teresópolis fica em 2º lugar no Preêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

do Site do SEBRAE-RJ

A maior cidade do Estado do Rio, uma representante da serra e outra do mar. O resultado da sexta edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor representou bem as diversidades do estado. O primeiro lugar foi para Eduardo Paes, prefeito do Rio; o segundo para Jorge Mario Sedlacek, de Teresópolis; e o terceiro para Delmires de Oliveira Braga (Mirinho Braga), de Búzios. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu na manhã desta segunda, dia 10, na Alerj, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de prefeitos, secretários municipais e autoridades. “É uma honra para esta casa sediar um evento que premia prefeitos que se destacam no sentido de fomentar o desenvolvimento municipal”, afirmou o deputado estadual André Corrêa.


Dos 92 municípios do Rio de Janeiro, 42 se inscreveram, com projetos de estímulo ao surgimento e à sustentabilidade das micro e pequenas empresas. Destes, foram selecionados 20 finalistas - Rio de Janeiro, Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bom Jardim, Resende, Mesquita, Armação dos Búzios, Itaboraí, Cabo Frio, Rio das Flores, Queimados, Volta Redonda, Rio das Ostras, Valença, Cordeiro, Três Rios, Engenheiro Paulo de Frontin, São João da Barra, Teresópolis e Tanguá.

Na ocasião, foram divulgados, ainda, os vencedores em seis categorias temáticas: implantação da Lei Geral (Eduardo Ramos da Paixão, de Eng. Paulo de Frontin), compras governamentais (Carlos Roberto Pereira, de Tanguá), desburocratização (Vicente Guedes, de Valença), formalização de empreendimentos (Carla Maria dos Santos, de São João da Barra), educação empreendedora e inovação (Sergio Alberto Soares, de Itaboraí), e políticas municipais voltadas às micro e pequenas empresas em médios e grandes municípios (Eduardo Paes, do Rio). “O Rio está mudando, assumindo uma posição de liderança e olhando para o interior. Este prêmio é importante não só para o município, mas para todo o estado”, observou Marcelo Costa, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário, que representou o prefeito Eduardo Paes. O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RJ, Rodolfo Tavares, ressaltou a dificuldade de sensibilizar os governantes da importância do interior do estado. “No Rio, 80% da população estão concentrados na região metropolitana e na capital, onde já não há mais para onde crescer”, observou.

O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, relembrou a história da premiação. “Quando o prêmio foi criado, o objetivo era chamar a atenção para a importância dos micro e pequenos negócios e também para as boas práticas. Mas muito ainda tem que ser feito. A Lei Geral, por exemplo, ainda deve ser regulamentada em muitos municípios”, comentou ele. Já o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sergio Malta, fez um retrospecto das inscrições no estado. “Em 2001, não havia nem a edição estadual e somente três prefeituras se inscreveram. Nesta edição, obtivemos a inscrição de 42 prefeituras. Os 20 finalistas receberão placa, selo, terão os projetos relatados em um livro e inserção previstas na mídia. Os outros 22 receberão consultoria do Sebrae/RJ ”, afirmou.

Etapa nacional

Os três primeiros lugares e os seis destaques temáticos concorrerão à etapa nacional. A premiação dos vencedores nacionais do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor será realizada dia 18 de maio, em Brasília. O prêmio é promovido para identificar, reconhecer e disseminar o desenvolvimento municipal com base no incentivo aos micro e pequenos negócios. Serão 11 premiados, sendo cinco regionais - um para cada região - e seis destaques temáticos. Os vencedores recebem troféus, certificados e uma viagem internacional para conhecer experiências de sucesso relativas ao incentivo aos micro e pequenos negócios e que possam servir de exemplos a serem seguidos pelos administradores públicos municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário